LançamentosMúsica

Militância e tropicalismo: ouça o disco de estreia da Espelhos de Okê

Compartilhe
Compartilhe

Há um ditado que diz “A flor que desabrocha na adversidade é a mais bela de todas” e assim é a criação da Espelhos de Okê, banda mineira que une tropicalismo e afrobeat e hoje lança o disco de estreia: “Vista Sua Armadura Mais Bonita”, via selo Alcalina Records. As músicas inspiram o olhar para si, em busca de um caminho que desperte a espiritualidade por meio do autoconhecimento. Como alcançar este resultado? Músicas dançantes, ritmos marcantes influenciados pela música brasileira e negra mundial. O disco já está disponível nas principais plataformas de streaming.

“O disco é o primeiro da banda, representa o nascimento do projeto, que traz em suas músicas a densidade que sentimos durante os tempos pandêmicos. Surgiu da necessidade de romper com a inércia e entrar em movimento, canalizando os sentimentos de angústia, desespero e questionamentos. Em meio ao processo percebemos que as músicas iam muito além desse tempo, porque tais sentimentos são sentidos diariamente e a busca por amor, empatia e esperança é constante.”, analisa Flaviany Matos, vocalista.

A partir do olhar para dentro é que tem início a militância externa, assim explica a musicalidade da Espelhos de Okê. A primeira faixa e também primeiro single, Yeye Oke, busca a força no feminino, na ancestralidade negra, na natureza e melodias mântricas que fazem referência ao movimento das águas. Em seguida, o disco evolui para o despertar, como na canção “Bomba Viva”, em que os medos do subconsciente tomam forma.

“As mensagens de ‘Desperto’, ‘Doce é Manga’ e ‘Vista Sua Armadura Mais Bonita’, mostram a beleza e a doçura que podemos enxergar em meio às confusões e reforçam a ideia de empatia e fé em si mesmo. O disco termina com ‘Deslize’, que reivindica o respeito ao corpo e aos prazeres do mesmo.”, comenta Flaviany.

Criada durante o ano de 2020, a Espelhos de Oke é idealizada pela cantora Flaviany Matos, que atua na música desde 2004. Em um trabalho coletivo feito no interior de Minas Gerais, a banda aborda em suas composições temas como autoconhecimento, forças da natureza, espiritualidade, coletividade e questões sociais. Em suas performances, a ideia é unir música, dança e teatro, a fim de proporcionar ao público uma nova experiência artística. Fazem parte do projeto os músicos Flaviany Matos (performance e voz), Alan Girardeli (produtor musical, teclas, efeitos e baixo), Alexandre Rosa (violão e guitarra), Ciro Nunes (bateria e flauta), Zé Vitor Braga (performance, voz e percussão) e Marcella Melgaço (performance e voz).

Espelhos de Oke - Vista Sua Armadura Mais Bonita (capa)
Espelhos de Oke – Vista Sua Armadura Mais Bonita (capa)

O disco “Vista Sua Armadura Mais Bonita” foi antecipado pelos singles Yeye Oke, Bomba Viva e Doce é Manga, os dois últimos também foram lançados em formato de clipe e todos lançados em parceria com o selo paulista Alcalina Records. Como não se pode deixar de notar, a banda é fortemente influenciada pelo tropicalismo: psicodelia e a união da guitarra com elementos sonoros regionais. A inspiração vem de artistas clássicos como Secos e Molhados, The Doors, Erykah Baduh. Gil, Caetano, Mutantes, e ainda Céu, Raul Misturada, Jussara Marçal, Dandara Modesto, Rihanna, entre outros.

“A mistura de referências tão distintas é a origem da miscigenação da música popular brasileira, no nosso caso, música popular brasileira psicodélica. Toda parte performática envolve o ouvinte criando uma atmosfera visual em torno das músicas. Além disso, as músicas são compostas por elementos eletrônicos que levam também para um universo  pop.”, analisa Flavy.

O disco “Vista Sua Armadura Mais Bonita” foi gravado, editado, mixado e produzido por Alan Girardeli, no Estúdio DaumRec. A masterização ficou por conta de Bruno Giorgi e contou com produção artística e cultural de Flavy Matos, Marcella Melgaço, Zé Vitor Braga e Gabriel Marchetto. As artes gráficas do álbum são de Gabriel Marchetto e Zé Vitor Braga, com desenhos originais de Gabriel Marchetto. As fotos de divulgação são de Renise Silva, enquanto os vídeos de divulgação são de Diego Alves e Júnior Silva. Os figurinos e maquiagens utilizados no material de divulgação são uma criação de Flavy Matos, Marcella Melgaço, Zé Vitor Braga e Gabriel Marchetto.

Participaram do disco os músicos: Flavy Matos (voz, escaleta, violão, baixo, percussão e bateria), Alan Girardeli (baixo, órgão, sintetizadores, programação, guitarra, violão, percussão e bateria), Alexandre Rosa (guitarra), Ciro Nunes (flauta e bateria), Marcella Melgaço (vozes), Zé Vitor Braga (vozes), Timonha Júnior (percussão e vozes) e Gabriel Faria (violão). E também participaram os músicos convidados, Marcello Soares (voz), Gabriel Marchetto (voz), Giordano Bruno (sax, flauta e percussão).

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
MúsicaNotícias

Músicas inéditas de Michael Jackson são encontradas em depósito nos EUA

Após 15 anos da morte de Michael Jackson, algumas gravações do lendário...

Nina por Pedro Maciel
LançamentosMúsica

Nina Camillo compartilha seu primeiro EP, ‘Nascente’

Com influências do neo soul e jazz brasileiro, a artista compartilha sua...

LançamentosLiteratura

“Futuro do Pretérito”: Lilian Dias perpassa temas que vão do amor e do afeto cotidiano

Uma mulher sem memória, Mariana descobre um Brasil fragmentado e contraditório no...

LançamentosMúsica

Roger Resende celebra 40 anos de carreira com EP “Sessão Autoral”

O cantor e compositor Roger Resende lança seu novo EP “Sessão Autoral”,...

InfantilLançamentosLiteratura

“O Quilombo Colorido” traz história afro-brasileira para a literatura infantil

O Brasil possuí a maior população quilombola do mundo. Segundo o Instituto...

AgendaMúsicaShows

Information Society chega ao Rio para dois shows

Uma das bandas mais festejadas da dance music no final dos anos...

LançamentosMúsica

Guilherme Veroneze transforma paisagens de Minas em disco contemplativo

O pianista e compositor de Juiz de Fora Guilherme Veroneze lança “Entremares”,...

MúsicaNotíciasShows

Taylor Swift presenteia equipe com dinheiro ao fim da turnê

Com o fim da turnê The Eras Tour, que fez seu ato...