Não foi uma derrota total, mas o site Mininova.org, um dos maiores fornecedores de torrents de músicas, filmes, livros, etc da internet está praticamente fechado para balanço, podendo apenas partilhar em suas pastas arquivos que contenham a licença Content Distribution usada por arquivos que tem autorização de distribuição.
A decisão foi tomada pelos proprietários do site após meses de lutas nos tribunais de Utrecht na Holanda. A ordem judicial indicava que o site deveria proibir o upload de certos arquivos ou nomes parecidos que não tivessem licença para serem transmitidos. Uma série de filtros foi testada, mas nenhum deles era 100% seguro, o que levou o site a apagar todos os torrents sem a devida licença CD.
A licença Content Distribution (CD) foi criada em 2007 para facilitar a artistas e autores que quisessem que suas obras caissem em domínio público para uma maior abrangência desta. Todos os arquivos que tem esta licença ainda estão no site.
Desta forma, a indústria fonográfica e cinematográfica, ganhou mais uma batalha contra a internet, porém voltou a perder com os novos sistemas de distribuição digital Peer 2 peer e as redes ilegais de download usando sites como Rapidshare. Enquanto não houver paz entre as partes, os internautas irão continuar pirateando e a indústria irá contra atacar, sempre tarde demais.
Fonte: Blog Mininova.
Comente!