ListasMúsica

Momentos em que o U2 foi épico

No último 10 de maio Paul David Hewson, mais conhecido como Bono, completou 60 anos. Sua banda, o U2, criou canções que marcaram os anos 80 e 90 e se solidificou como uma das maiores (e lucrativas) da história. Os irlandeses ainda encabeçam a lista de turnês de maior arrecadação de todos os tempos.

Bono também é conhecido por ser um dos frontmen mais carismáticos do rock e também por seu trabalho com filantropia, que começou praticamente junto com a banda. A imprensa musical sempre gostou de chamá-lo de messias ( a sério ou ironicamente). Sua última ação foi  a generosa doação de 10 milhões de euros – o equivalente a quase 60 milhões de reais na cotação atual, destinados à compra de equipamentos de proteção para funcionários irlandeses da saúde que estão na linha de frente.

Para comemorar esse aniversário, vamos lembrar alguns momentos em que o U2 mais explicitou sua grandiosidade.

Red Rocks 1983

Quando se fala no nome U2 a primeira imagem que vem à cabeça de muita gente é essa performance icônica no show da turnê do álbum “War” no Red Rocks Amphitheatre em Morrison, Colorado. A faixa foi executada com tanta energia que ficou até mais popular nessa versão do que na de estúdio. A música fala sobre o episódio do Domingo Sangrento, massacre de irlandeses do norte pelo exército inglês, que acusava manifestantes de terroristas em 30 de janeiro de 1972, na cidade de Derry.

Outra que teve bastante popularidade em sua versão ao vivo, tirada do show ao vivo em Red Rock. A letra teve origem em uma canção de amor de Bono para sua esposa, mas foi posteriormente remodelada e inspirada pelo movimento polonês Solidariedade, de Lech Walesa. A marcante linha de baixo surgiu do baixista Adam Clayton tentando descobrir os acordes da música do Visage “Fade to Grey” durante um teste de som.

Bad (Live Aid)

Entre as várias apresentações memoráveis no Live Aid em 13 de maio de 1985 (que depois ficou conhecido como o Dia Internacional do Rock), a do U2 se destaca, sobretudo nessa execução emocionante da faixa Bad, do álbum “The Unforgettable Fire”.

 

Superbowl 2002

Os atentados de 11 de setembro estavam recentes quando a banda fez sua apresentação no Superbowl. O show do intervalo foi dedicado às vítimas, que tiveram seus nomes exibidos durante a música ‘Where The Streets Have No Name’.

https://www.youtube.com/watch?v=ZPHGOMXQyDQ&t=1s

Uma estação de TV própria ao vivo

A Zoo TV foi a turnê mais ambiciosa do rock até então. Iniciada em 1992, trazia um palco gigantesco com vários telões e um satélite particular da banda, que transmitia as imagens. Durante o show, Bono telefonava para a Casa Branca, fazia dueto via telão com Lou Reed na música Satellite of Love. A ideia era refletir sobre o bombardeio de informações a que as pessoas eram expostas naquela era pré-internet, no início dos anos 90.

Imitando os Beatles

O clipe de ‘Where The Streets Have No Name’ mostra a banda tocando em cima de um telhado tal qual os Beatles, e sendo “convidada a se retirar” pela polícia.

Deixe um comentário

Sugeridos
MotleyPressPhoto
LançamentosMúsica

Mötley Crüe lança versão de “Take Me To The Top”

Pela primeira vez, a versão original de 1981 lançada pela Leathür Records...

MISSAO FACÇÃO CAIPIRA
LançamentosMúsica

Facção Caipira lança single “Missão”

Dando continuidade aos lançamentos que antecedem o álbum O Retorno, a banda...

De 22 a 31 de outubro, São Paulo sediará a segunda edição da Mostra Violas Brasileiras, que ocupa o CCBB SP com 12 shows gratuitos, além de oficina e masterclass.
AgendaMúsicaShows

Mostra gratuita com 12 shows e oficinas de Viola caipira em SP

Mostra revela a amplitude da viola caipira: instrumento enraizado na cultura do...

CMAT album option photo EURO COUNTRY Credit Sarah Doyle. (1)
LançamentosMúsica

Cmat será atração do Primavera Sound São Paulo 2026

A cantora e compositora irlandesa CMAT desembarca no Brasil em dezembro de...

Bts yet to come busan
MúsicaNotíciasShows

BTS tem ingressos extras disponibilizados para shows no Brasil

Apresentações da turnê ‘ARIRANG’ acontecem no fim de outubro na capital paulista;...

APC 3 449 Travis Shinn crop
LançamentosMúsica

A Perfect Circle lança “To Whom It May Concern”

A Perfect Circle (liderada pelo guitarrista e produtor Billy Howerdel e pelo...

SARAU DO REINO
LançamentosMúsica

Sarau do Reino com “Esse é Meu Rei”

Formado pelos irmãos ao lado dos músicos Marcos Teixeira, Davi Dias e...

André Valadão 01 H
LançamentosMúsica

André Valadão lança o álbum “Versões Acústicas, Volume 3”

Com quase três décadas de dedicação à música, o cantor e pastor...

BTS TOUR
AstrosMúsicaNotícias

BTS além do K-pop: uma música que permanece

Na quarta e última matéria da série, ARIRANG retoma as raízes do...

CAPA BrazilianSuiteNo5BassTromboneCello Joao MarcondesV2
LançamentosMúsica

João Marcondes lança “Brazilian Suite no. 5

Canção, Choro, Xote, Marcha-Rancho, Coral, Choroso e Lamento são as sete faces da...

Valentina Lisitsa 2 Photo Daniil Rabovsky g
AgendaClássicosMúsica

5ª edição do Festival Chopin em São Paulo

Dia 3 de outubro, sábado, às 20h30, começa o Festival Chopin 2026,...

Placebo
AgendaMúsicaShows

Placebo retorna ao Brasil em 2027

Em fevereiro de 2027 o Brasil volta a receber Placebo para quatro...