A cantora e compositora Monalise se inspira pelos tons sombrios e noturnos no seu primeiro single. “Midnight Muse” mescla referências do synthwave com uma estética retrô para criar uma atmosfera misteriosa. Uma parceria com o produtor Ankh Wave, o single já está disponível nas principais plataformas de streaming e seu vídeo, inspirado na tradição dos anos 90 e começo dos anos 2000 dos vídeos com imagens de anime, no YouTube.
“Midnight Muse” é uma canção que mergulha nas complexidades da vida de uma mulher em busca do estrelato, revelando a perda da inocência, o lado obscuro da fama, a hiper-sexualização e a dor oculta da prostituição e até mesmo do estupro.
“Mas mesmo com uma letra dolorida, compor esta música foi uma viagem. Ao criar a melodia pude ‘ouvir’ o instrumental em minha mente, eu sabia exatamente como queria que a música soasse, deveria ser como um passeio à noite pelas luzes da cidade”, recorda Monalise. Para isso, o produtor Ankh Wave incorpora a energia noturna e urbana reminiscente da faixa “Nightcall” de Kavinsky, juntamente com a nostalgia dos anos 80.
Além disso, a inspiração para “Midnight Muse” também foi encontrada em figuras icônicas como Marilyn Monroe, cuja história em Hollywood simboliza a busca pelo estrelato, Britney Spears, cuja vida pública foi marcada por aspectos tóxicos da fama, Pamela Anderson, representando a hiper-sexualização na mídia, e até mesmo a princesa Diana, cujo trágico fim após perseguição de paparazzis ecoa na canção. A artista também se viu como uma musa na história. A canção é uma trilha sonora pessoal para ela, uma experiência de dirigir pelas luzes da cidade à noite ao som de “Midnight Muse”.
O single é acompanhado de um clipe que utiliza imagens de animes cultuados, como Wicked City, Goku Midnight Eye e Cyber City Oedo 808, editadas pela própria Monalise.