Morreu nesta quinta-feira (16), aos 74 anos, o guitarrista Ace Frehley, que integrou a formação original do Kiss de 1973 a 1982. Ele retornaria ainda para a reunião em 1996, permanecendo até 2002. No fim de setembro, precisou cancelar um show nos Estados Unidos após ele sofrer uma queda em seu estúdio caseiro. Dias depois, já no mês de outubro, um comunicado anunciou que toda a agenda de 2025 estava suspensa devido a “alguns problemas médicos em andamento”.
Em nota, a família disse à imprensa:
“Estamos completamente devastados e com o coração partido. Em seus últimos momentos, tivemos a sorte de poder cercá-lo de palavras, pensamentos, orações e intenções amorosas, atenciosas e pacíficas enquanto ele deixava esta Terra. Guardamos com carinho todas as suas melhores lembranças, suas risadas e celebramos a força e a bondade que ele dedicou aos outros. A magnitude de sua partida é de proporções épicas e incompreensível. Ao refletir sobre todas as suas incríveis conquistas de vida, a memória de Ace continuará viva para sempre!”
Frehley encarnava o personagem Spaceman (também chamado de Space Ace), cuja maquiagem eram cometas prateados nos olhos. É dele o o logotipo de raio duplo da banda.
Nascido Paul Daniel Frehley, o nova-iorquino do Brooklyn começou na música ainda criança. Apesar de não ser líder do Kiss, foi o criador dos clássicos ‘Cold Gin’, ‘Parasite’, ‘Shock Me’, ‘Talk to Me’, e contribuiu para sucessos como ‘Detroit Rock City’, ‘I Was Made for Lovin’ You’ e ‘Rock and Roll All Nite’. No projeto de 1978 em que os quatro integrantes lançaram álbuns solo simultaneamente, o de Frehley foi o que teve o melhor resultado comercial. A versão de “New York Groove”, originalmente gravada pela banda Hello, em 1975, foi o single mais bem posicionado nas paradas entre os lançados dos quatro discos solo e alcançou a 13ª posição no Hot 100 da Billboard. Já o álbum ficou no 26º lugar.
O guitarrista passou décadas lutando contra a dependência química, um dos motivos pela demissão da banda pelos líderes Gene Simmons e Paul Stanley. Recentemente, garantiu estar sóbrio desde a segunda metade dos anos 2000.
Nas últimas duas décadas, Frehley saiu em turnê solo diversas vezes. Seu show mais recente aconteceu no mês passado no Uptown Theater, em Providence, Rhode Island, com Frehley. Ele é o primeiro integrante original da banda Kiss a morrer. Mesmo após o fim da banda, estava sendo especulada uma reunião com Simmons e Stanley no Kiss Kruise Vegas, a convenção que costuma ocorrer em um cruzeiro em alto mar, mas este ano será realizada em Las Vegas.
*Com informações via Variety e Igor Miranda










