AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the Artist” será realizada no Salão Caramelo da FAU-USP, em São Paulo, em outubro, com vagas limitadas

Kim Namjoon, o RM, líder do grupo sul-coreano BTS, será tema de uma exposição em São Paulo que pretende aproximar música, artes visuais, arquitetura e reflexão sobre a condição humana. A mostra “A Arte de Ser Humano” abre, no dia 30 de agosto, a retirada gratuita de ingressos pela Sympla para as sessões de visitação previstas para outubro e novembro.

Organizada pela fanbase RM Brasil, a iniciativa será realizada no Salão Caramelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da USP (FAU-USP), no Edifício Vilanova Artigas, na Cidade Universitária, em São Paulo. A programação está prevista para os dias 29 e 30 de outubro e 3, 4 e 5 de novembro, das 8 às 18h, em sessões de 30 minutos. Cada visitante poderá retirar um ingresso, que será pessoal e intransferível, segundo as informações divulgadas pela organização.

A escolha do espaço não é apenas institucional. O Salão Caramelo ocupa o centro do edifício projetado por Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi e funciona como uma espécie de ágora da FAU-USP. A própria faculdade descreve o local como espaço de eventos cívico-culturais e mantém o Salão entre os ambientes destinados a exposições.

A proposta da mostra parte justamente desse encontro entre arte, arquitetura, cultura coreana e cultura de fãs. Em vez de reproduzir apenas a trajetória de um astro da música, o projeto procura apresentar diferentes dimensões de Kim Namjoon, o RM do BTS, a partir de seus interesses artísticos e das questões humanas presentes em sua produção.

De RM ao ‘ser humano’ por trás do artista

A curadoria toma como ponto de partida uma questão que atravessa a trajetória pública de Namjoon: a coexistência entre a persona RM e a pessoa Kim Namjoon. A exposição propõe olhar para essa dualidade não apenas como característica de uma celebridade, mas como uma experiência contemporânea relacionada à identidade, às expectativas sociais e à necessidade de preservar espaços de intimidade.

Esse recorte aproxima a mostra de temas recorrentes na produção solo do artista, especialmente a solidão, o autoconhecimento, a passagem do tempo e a tentativa de encontrar equilíbrio em meio à exposição pública. A proposta, portanto, não é construir uma biografia convencional, mas utilizar elementos de sua trajetória para discutir experiências que podem ser reconhecidas para além do universo do K-pop.

Outro conceito central é o chamado “Namjooning”, expressão popularizada entre fãs para descrever uma forma de desacelerar associada a caminhadas, contato com a natureza, visitas a museus e momentos de contemplação. Na mostra, essa ideia aparece como uma chave para pensar a relação entre arte, cotidiano e percepção.

A exposição também aborda a relação de RM com as artes visuais. Conhecido por frequentar museus e galerias e por compartilhar referências artísticas com o público, o cantor construiu ao longo dos anos uma relação mais ampla com a produção visual, que agora ganha uma dimensão especialmente significativa no circuito internacional.

Uma exposição brasileira em diálogo com o circuito internacional

A realização da mostra em São Paulo acontece em um momento particularmente importante para a relação de RM com as artes visuais. Em outubro, poucos dias antes da abertura da exposição brasileira, o  San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA) inaugura “RM x SFMOMA: Between You and Me”, exposição que apresenta pela primeira vez em escala museológica obras da coleção pessoal do artista.

A mostra norte-americana será realizada de 3 de outubro de 2026 a 7 de fevereiro de 2027 e reunirá cerca de 200 obras das coleções de RM e do SFMOMA. A curadoria é assinada por RM, em colaboração com América Castillo e Hyoeun Kim, do museu. Entre os artistas presentes estão nomes como Yun Hyong-keun, Park Rehyun, Kim Yun Shin, Chang Ucchin, Mark Rothko, Agnes Martin, Henri Matisse e Georgia O’Keeffe.

O paralelo não significa que as duas exposições tenham a mesma proposta ou escala. No SFMOMA, a coleção de Namjoon é colocada em diálogo com o acervo de uma das principais instituições de arte moderna e contemporânea dos Estados Unidos. Em São Paulo, a fanbase brasileira parte de referências semelhantes — natureza, memória, materialidade, contemplação e experiência humana — para construir uma experiência própria.

Ainda assim, a proximidade entre os dois projetos ajuda a dimensionar uma transformação na forma como RM é percebido culturalmente. Sua relação com a arte deixou de aparecer apenas como um interesse pessoal de uma estrela da música e passou a integrar projetos curatoriais em instituições especializadas.

Quando a cultura de fãs ocupa a universidade

É nesse ponto que a mostra brasileira ganha uma dimensão que ultrapassa o fandom. A iniciativa coloca uma comunidade formada nas redes sociais em contato direto com uma instituição pública de ensino superior e com um espaço historicamente associado à produção de conhecimento, arquitetura e cultura.

A própria FAU-USP possui histórico de utilização do Salão Caramelo para exposições e projetos culturais. Em 2025, por exemplo, o espaço recebeu “Vilanova Artigas: estruturas vivas”, exposição que relacionou a produção arquitetônica do fundador da escola ao próprio edifício da faculdade.

Em “A Arte de Ser Humano”, a arquitetura também participa da experiência. O edifício Vilanova Artigas é marcado pelo grande espaço central, pelas rampas e pela circulação contínua, características que favorecem uma relação menos convencional entre público, obras e espaço. A estrutura passa, assim, a funcionar como parte da narrativa da mostra.

A parceria também está relacionada a uma ação de extensão universitária da FAU-USP. O projeto “Diálogos entre Arte Coreana e Arquitetura: Curadoria, Exposição e Mediação Cultural” foi estruturado para envolver estudantes na concepção, curadoria e montagem da exposição, articulando produção cultural coreana, arquitetura, espacialidade, materialidade, memória e cidade. Essa dimensão ajuda a deslocar a iniciativa de uma exposição simplesmente “sobre RM” para uma experiência de mediação cultural. O artista é o ponto de partida; a arte e a arquitetura são os campos de diálogo.

Do Instagram para o espaço físico

A trajetória da mostra também revela como as fanbases passaram a desempenhar funções que vão além da divulgação de artistas. Comunidades originalmente construídas para compartilhar informações, traduções, projetos e conteúdos sobre um integrante do BTS podem se transformar em estruturas capazes de organizar eventos, desenvolver produtos, estabelecer parcerias e produzir experiências culturais.

No caso da RM Brasil, essa mobilização aparece na própria construção do projeto. A produção independente de materiais colecionáveis e itens temáticos integra a estratégia de financiamento da iniciativa, enquanto a organização digital da comunidade ajuda a articular comunicação e participação do público.

Esse movimento é particularmente relevante no contexto da cultura Hallyu. À medida que o interesse pelo entretenimento sul-coreano se espalha pelo mundo, comunidades locais deixam de ser apenas receptoras de produtos culturais e passam também a reinterpretar, traduzir e produzir novas experiências a partir deles. Em “A Arte de Ser Humano”, essa tradução acontece no encontro entre uma figura da música popular sul-coreana, referências da arte moderna e contemporânea, estudantes universitários brasileiros e um dos edifícios mais importantes da arquitetura moderna paulista.

Ingressos gratuitos terão retirada antecipada

Embora a entrada seja gratuita, a visitação não será livre. Os ingressos serão disponibilizados pela Sympla a partir das 15h de 30 de agosto, com vagas limitadas e horários organizados em sessões de 30 minutos. A programação divulgada pela organização prevê visitação das 8h às 18h nos dias 29 e 30 de outubro e 3, 4 e 5 de novembro, no Salão Caramelo da FAU-USP. Cada pessoa poderá retirar um ingresso, que não poderá ser transferido.

A procura antecipada por ingressos também evidencia uma característica importante de projetos culturais produzidos por comunidades digitais: a capacidade de mobilização de públicos que já chegam à experiência presencial com repertório, referências e expectativas compartilhadas. No caso de “A Arte de Ser Humano”, porém, a proposta é justamente ampliar esse encontro. Ao levar para dentro da universidade uma discussão construída a partir da trajetória de RM, a mostra cria uma oportunidade para que fãs, estudantes, pesquisadores e visitantes interessados em arte e cultura coreana compartilhem o mesmo espaço.

O resultado é uma exposição que parte de uma estrela global, mas procura chegar a uma questão muito mais ampla: o que permanece quando se retira a persona pública e se olha para a pessoa, suas referências, seus silêncios, suas descobertas e sua maneira de perceber o mundo?

É essa pergunta que “A Arte de Ser Humano” pretende levar ao Salão Caramelo— em um momento particularmente simbólico para os fãs brasileiros. O BTS retorna a São Paulo para os shows da turnê mundial ARIRANG, nos dias 28, 30 e 31 de outubro, e a exposição convida o público a conhecer uma dimensão de RM que existe para além do palco. Entre música, artes visuais, arquitetura e contemplação, a mostra propõe olhar para Kim Namjoon não apenas como o líder de um dos maiores grupos do mundo, mas como o artista e indivíduo que existe por trás da persona RM.

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasMúsicaShows

Após longo hiato, Flávio Venturini festeja 50 anos de carreira no Rio com show inspirado

Assistir a um show do cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini sempre...

LançamentosMúsica

Anderson .Paak e Cordae anunciam álbum colaborativo Heavy Is The Crown

Com lançamento confirmado para 23 de outubro, o projeto celebra a sinergia...

LançamentosMúsica

Rochelle Jordan se une a Mariah Carey em novo remix de “Didn’t Mean To Turn You On”

A cantora e compositora canadense, que vem ao Brasil em outubro, traz...

MúsicaNotíciasShows

Celebrando 35 Anos De Carreira, The Slackers Faz Show Especial No Cine Joia

Lendária banda nova-iorquina de ska desembarca em São Paulo para apresentação comemorativa...

AstrosMúsica

BTS além do K-pop: uma jornada com raízes no hip-hop

Série explora a trajetória do grupo sul-coreano como uma Jornada do Herói,...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

MúsicaNotícias

Ritchie Blackmore confirma reunião histórica com o Deep Purple após 30 anos

O lendário guitarrista revelou durante uma transmissão ao vivo que subirá ao...

LançamentosMúsica

Jorja Smith anuncia álbum e lança single “Alive”, com Wizkid

‘What Are The Odds’, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...