Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Nelson Freire, um dos mais talentosos pianistas do mundo, morre no Rio aos 77 anos

O pianista Nelson Freire, um dos maiores do mundo, morreu no Rio na madrugada desta segunda-feira (1º), aos 77 anos.

Nascido em Boa Esperança, Minas Gerais, em 18 de outubro de 1944, Nelson Freire começou a tocar piano aos 3 anos de idade vendo a irmã estudar o instrumento. Aos cinco anos fez seu primeiro recital, no Teatro Municipal de São João Del Rei. Naquela noite, os pais se preocuparam que ele dormisse antes da apresentação e fizeram questão de massagear as mãos dele para afastar o frio.

O talento de Nelson o levou à Europa com 12 anos para estudar com os melhores professores. Com 15, ele dava seus primeiros concertos. Consagrado pela crítica europeia, Nelson se apresentou com as melhores orquestras do mundo e se tornou um dos grandes intérpretes de Beethoven. Ele também era conhecido por ser um grande intérprete de Chopin.

Durante décadas, Nelson se recusou a fazer gravações. Para ele, a música só acontecia ao vivo, diante do público. A partir de 2001, ele começou a lançar grandes discos, como o dedicado à obra de Debussy e interpretações da obra de Villa-Lobos.

Em 2003, o cineasta João Moreira Salles lançou um documentário sobre a vida e a obra de Freire. O filme mostra a rotina e as turnês mundiais do maior pianista brasileiro de seu tempo. O público conhece a infância, os primeiros acordes e os sacrifícios feitos pela família.

Fonte: G1

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

A viagem sonora do beatmaker paraibano Big Jesi em seu primeiro álbum.

Próxima publicação

Confira o trailer de O Livro de Boba Fett

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir