Música

“OA”: Rapha Moraes faz viagem introspectiva e visual em álbum

Uma construção musical atmosférica, que preza pela subjetividade em busca das sensações que as canções geram, marca o projeto solo do multi-artista curitibano Rapha Moraes. Com um trabalho visual conceitual que traz as impressões e sentimentos do ouvinte para somar como parte da construção artística, ele divulga o disco “OA”. O álbum, já disponível nas plataformas de streaming, teve produção musical de Gustavo Schirmer (Marrakesh, Terno Rei, Vivian Kukzynsk).

O disco funciona como uma amostra da amplitude do trabalho do paranaense. Moraes, que é diretor audiovisual, produziu e dirigiu os vídeos do projeto. Lançado anteriormente apenas como “OA”, o trabalho de Rapha Moraes nos vídeos para os singles “Céu 1” e “Mais Do Que É” foi uma representação sensorial para que o ouvinte se incluísse na ambientação das músicas.

A inspiração veio de um livro autobiográfico escrito por Santos Dumont. Em “Meus Balões”, o aviador e inventor contrapõe a noção de que o que voa é mais pesado que o ar com a constatação de que havia feito um navio voar no céu. Das ideias de densidade e leveza, aparentemente opostas, surgiu a metáfora ideal para o novo projeto. Inicialmente batizado de “O mais leve que o Ar”, passou para “O AR” e se tornou apenas “OA”.

Ele começou a ser construído em 2016, com composições de Moraes, que desde o início já pensava em ter um nome para o álbum que oferecesse mais amplitude que somente sua própria imagem e pessoa. Entre 2017 e 2018, o álbum foi gravado, produzido e masterizado com calma e cuidado.

“O Gustavo Schirmer, produtor do álbum, me trouxe uma evolução muito grande no entendimento do encaixe da letra nas canções. O processo do álbum me fez enxergar a musicalidade das palavras em paralelo ao sentido que há nelas, que sempre foi o meu foco. É um álbum subjetivo e essa soma das sensações foi o caminho que buscamos para oferecer várias interpretações”, conta.

O disco foi masterizado por Mauricio Gargel e contou com sopros de Lauro Ribeiro. “OA” está disponível em todas as plataformas de música digital.

Ouça:

Deixe um comentário

Sugeridos
AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

CríticasMúsicaShows

Após longo hiato, Flávio Venturini festeja 50 anos de carreira no Rio com show inspirado

Assistir a um show do cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini sempre...

LançamentosMúsica

Anderson .Paak e Cordae anunciam álbum colaborativo Heavy Is The Crown

Com lançamento confirmado para 23 de outubro, o projeto celebra a sinergia...

LançamentosMúsica

Rochelle Jordan se une a Mariah Carey em novo remix de “Didn’t Mean To Turn You On”

A cantora e compositora canadense, que vem ao Brasil em outubro, traz...

MúsicaNotíciasShows

Celebrando 35 Anos De Carreira, The Slackers Faz Show Especial No Cine Joia

Lendária banda nova-iorquina de ska desembarca em São Paulo para apresentação comemorativa...

AstrosMúsica

BTS além do K-pop: uma jornada com raízes no hip-hop

Série explora a trajetória do grupo sul-coreano como uma Jornada do Herói,...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...