AgendaMúsica

Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro se apresenta na Cidade das Artes

Com composições de Mozart, Dvorák e Samuel Barber, a Orquestra que é residente da PUC-Rio, contará com a regência de Laércio Diniz e Cristiano Alves como solista

Compartilhe
Compartilhe

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), Orquestra residente da PUC-Rio, dá continuidade à sua Temporada 2023 com o terceiro concerto do ano no próximo dia 8 de julho, sábado, às 18h, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes Bibi Ferreira. Sob a regência de Laércio Diniz, a Orquestra vai apresentar obras de Mozart, Dvorák e Samuel Barber e contará com o clarinetista Cristiano Alves como solista da noite. Os ingressos a preços populares custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada).

Formada por 55 jovens, em sua maioria moradores de comunidades do Rio de Janeiro, a OSJRJ também é oriunda do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), que atua com ensino de música clássica a jovens e crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade em todo o estado. A apresentação contará com uma formação de 35 instrumentistas, adequada ao teatro. 

“Será um prazer para nós, e uma verdadeira oportunidade para os jovens que compõem a Orquestra, tocar ao lado de dois grandes músicos: o maestro Laércio Diniz e o clarinetista Cristiano Alves”, afirma Fiorella Solares, diretora da Ação Social pela Música do Brasil, que completa: “O concerto terá obras clássicas do repertório tradicional, certamente o público da Barra da Tijuca irá se emocionar”.

Laércio Diniz é um dos maestros brasileiros com mais gravações internacionais, atuando, por exemplo, com a Bachiana Chamber Orchestra, no Carnegie Hall, em Nova York; e regendo também o pianista David Brubeck, no Lincoln Center. Já Cristiano Alves é um dos principais instrumentistas de clarineta do Brasil, tendo participado de centenas de gravações sinfônicas e camerísticas, atuando ao lado de grandes artistas da MPB e apresentando-se com frequência no exterior.

Repertório trará obras de Mozart, de Dvorák, além de “Adagio para Cordas”, tema conhecido das trilhas cinematográficas

O concerto começará com “Adagio para Cordas, Op. 11”, ou “Adagio for Strings”, tema mais famoso e mais executado do compositor norte-americano Samuel Barber (1910-1981). A obra foi por diversas vezes tema de filmes, como “Platoon” (1986) e “O Homem Elefante” (1980), e foi composta em 1936, quando Barber fazia uma viagem pela Europa. Seu único tema, suplicante, é executado até atingir o mais sublime clímax. 

Em seguida, é a vez do “Concerto para Clarineta em Lá Maior, K.622”, de Mozart (1756-1791). Composta em 1971, em Viena, a obra é o último trabalho puramente instrumental do compositor, que morreu pouco após a sua conclusão. O concerto é notável pela sua interação sensível e delicada entre solista e orquestra.

Por fim, a apresentação terminará com a “Serenata No. 1 para Cordas em Mi Maior”, de Antonín Dvorák (1841-1904), que escreveu a obra em 1874, quando ainda era desconhecido, para um concurso no Instituto Austríaco. A peça é dividida em cinco movimentos, que se alternam entre melodias intensas, crescentes e decrescentes, sendo que o primeiro movimento, o Moderato, dá o tom da obra inteira.

Compartilhe
Por
mariocamelo -

Mario Camelo é jornalista, produtor e criador da assessoria de imprensa Prisma Colab

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
MúsicaShowsVideos

Stromae lança “Multitude, le film”, um tributo aos fãs

Após a inesperada interrupção de sua turnê “Multitude” devido a questões de...

MúsicaNotícias

Músicas inéditas de Michael Jackson são encontradas em depósito nos EUA

Após 15 anos da morte de Michael Jackson, algumas gravações do lendário...

Nina por Pedro Maciel
LançamentosMúsica

Nina Camillo compartilha seu primeiro EP, ‘Nascente’

Com influências do neo soul e jazz brasileiro, a artista compartilha sua...

AgendaArtes Visuais

Cem Anos de Surrealismo: Uma Viagem Poética

A Cia Arte Cultura dá início, a partir do dia 14 de...

LançamentosMúsica

Roger Resende celebra 40 anos de carreira com EP “Sessão Autoral”

O cantor e compositor Roger Resende lança seu novo EP “Sessão Autoral”,...

AgendaDançaTeatro

De Bach a Nirvana faz curta temporada no Rio de Janeiro

A Focus Cia de Dança traz ao Rio de Janeiro, neste final...

AgendaShows

Roberta Campos apresenta ‘Me Cante uma História’ em SP

Neste final de semana, no dia 15 de dezembro, o talk show...

AgendaMúsicaShows

Information Society chega ao Rio para dois shows

Uma das bandas mais festejadas da dance music no final dos anos...