Os 10 melhores solos de guitarra de todos os tempos

Hoje (10 de março) é dia do guitarrista, aquele músico que é o coração de qualquer banda de rock e quando é artista solo sempre chama atenção por sua técnica, seja virtuose ou criatividade. A lista de melhores guitarristas de todos os tempos é longa e gera alguns (naturais) conflitos de opinião, mas, quais os melhores solos de guitarra?

As opiniões também podem divergir, mas a britânica Classic Rock, em 2018, fez uma lista dos cem solos mais emblemáticos do rock, e a lista pode ser considerado dentro de um consenso. Vale notar a predominância da década de 70, com sete músicas das dez, provando que aquela foi mesmo a década de auge do gênero. Confira abaixo e veja se concorda com o ranking, mostrado em ordem crescente.

10. Black Sabbath – Paranoid (Tony Iommi, 1970)

O clássico do BS, que leva o nome do disco, é sempre lembrado por esse solo de arrepiar criado por Tony Iommi, e não poderia ficar de fora do Top 10.

BLACK SABBATH - "Paranoid" (Official Video)

 

9. Prince and The Revolution – Purple Rain (Prince, 1984)

Solo desconcertante da música título do álbum de 1984 (trilha sonora do filme homônimo), sem dúvidas um dos momentos mais inspirados da carreira de Prince.

Prince - Purple Rain (Official Video)

 

8. Guns N’ Roses – Sweet Child O Mine (Slash, 1987)

Além do hit identificado em qualquer canto do planeta, a música que fez decolar a carreira do Guns rumo ao panteão das maiores bandas do mundo tem um solo matador tornando famosa a virulência de Slash com sua Gibson.

Guns N' Roses - Sweet Child O' Mine (Official Music Video)

 

7. Queen – Killer Queen (Brian May, 1974)

Brian May é conhecido por seus solos extremamente engenhosos, e Killer Queen é um dos melhores exemplos do que esse artesão do instrumento é capaz para contribuir no brilhantismo de uma música.

Queen - Killer Queen (Top Of The Pops, 1974)

 

6. Van Halen – Eruption (Eddie Van Halen, 1978)

Indiscutivelmente um dos maiores guitarristas do rock, Eddie Van Halen criou tantos solos inesquecíveis que é difícil escolher apenas um para um top 10. O escolhido aqui foi a música do álbum de estreia que levava apenas o nome da banda. Ali ele já mostrava o que tinha a dizer.

Van Halen Eruption Guitar Solo

 

5. Jimi Hendrix – All Along the Watchtower (Jimi Hendrix, 1968)

Um dos maiores exemplos de apropriação bem sucedida na música é essa versão de Jimi Hendrix da faixa de Bob Dylan, aditivada com um riff marcante solo arrasador do maior guitarrista de todos os tempos.

The Jimi Hendrix Experience - All Along The Watchtower (Official Audio)

4. Lynyrd Skynyrd – Free Bird (Allen Collins, 1973)

Um verdadeiro desafio para aspirantes a ases do instrumento é essa faixa de 1973 do Lynyrd Skynyrd. Se você consegue tocar o solo fielmente, qualquer outro ficará fácil.

Lynyrd Skynyrd - Freebird - 7/2/1977 - Oakland Coliseum Stadium (Official)

 

3. Eagles – Hotel California (Don Felder e Joe Walsh, 1976)

É um momento de indiscutível beleza quando as guitarras de Felder e Walsh criam um verdadeiro balé de notas na música mais famosa do Eagles, e uma das mais emblemáticas do rock.

https://www.youtube.com/watch?v=x47aiMa1XUA

 

2. Pink Floyd – Comfortably Numb (David Gilmour, 1979)

Faixa do disco The Wall, ‘Comfortably Numb’ é uma das mais sofisticadas criações do Pink Floyd e mostra o auge de David Gilmour como guitarrista e compositor, fornecendo ao rock um dos seus solos mais importantes.

Pink Floyd - Comfortably Numb - pulse concert performance 1994

 

1. Led Zeppelin – Stairway to Heaven (Jimmy Page, 1971)

O solo de ‘Stairway to Heaven’ pode ser mesmo chamado de “o solo dos solos”. A faixa do álbum “Led Zeppelin IV” já foi acusado de plágio, com vitória para a banda, mas isso não tira o brilho da faixa, considerada uma das melhores composições do rock, e, sobretudo, do solo magistral de Jimmy Page.

Stairway to Heaven Live

Sair da versão mobile