em ,

Os 10 melhores solos de guitarra de todos os tempos

Hoje (10 de março) é dia do guitarrista, aquele músico que é o coração de qualquer banda de rock e quando é artista solo sempre chama atenção por sua técnica, seja virtuose ou criatividade. A lista de melhores guitarristas de todos os tempos é longa e gera alguns (naturais) conflitos de opinião, mas, quais os melhores solos de guitarra?

As opiniões também podem divergir, mas a britânica Classic Rock, em 2018, fez uma lista dos cem solos mais emblemáticos do rock, e a lista pode ser considerado dentro de um consenso. Vale notar a predominância da década de 70, com sete músicas das dez, provando que aquela foi mesmo a década de auge do gênero. Confira abaixo e veja se concorda com o ranking, mostrado em ordem crescente.

10. Black Sabbath – Paranoid (Tony Iommi, 1970)

O clássico do BS, que leva o nome do disco, é sempre lembrado por esse solo de arrepiar criado por Tony Iommi, e não poderia ficar de fora do Top 10.

 

9. Prince and The Revolution – Purple Rain (Prince, 1984)

Solo desconcertante da música título do álbum de 1984 (trilha sonora do filme homônimo), sem dúvidas um dos momentos mais inspirados da carreira de Prince.

 

8. Guns N’ Roses – Sweet Child O Mine (Slash, 1987)

Além do hit identificado em qualquer canto do planeta, a música que fez decolar a carreira do Guns rumo ao panteão das maiores bandas do mundo tem um solo matador tornando famosa a virulência de Slash com sua Gibson.

 

7. Queen – Killer Queen (Brian May, 1974)

Brian May é conhecido por seus solos extremamente engenhosos, e Killer Queen é um dos melhores exemplos do que esse artesão do instrumento é capaz para contribuir no brilhantismo de uma música.

 

6. Van Halen – Eruption (Eddie Van Halen, 1978)

Indiscutivelmente um dos maiores guitarristas do rock, Eddie Van Halen criou tantos solos inesquecíveis que é difícil escolher apenas um para um top 10. O escolhido aqui foi a música do álbum de estreia que levava apenas o nome da banda. Ali ele já mostrava o que tinha a dizer.

 

5. Jimi Hendrix – All Along the Watchtower (Jimi Hendrix, 1968)

Um dos maiores exemplos de apropriação bem sucedida na música é essa versão de Jimi Hendrix da faixa de Bob Dylan, aditivada com um riff marcante solo arrasador do maior guitarrista de todos os tempos.

4. Lynyrd Skynyrd – Free Bird (Allen Collins, 1973)

Um verdadeiro desafio para aspirantes a ases do instrumento é essa faixa de 1973 do Lynyrd Skynyrd. Se você consegue tocar o solo fielmente, qualquer outro ficará fácil.

 

3. Eagles – Hotel California (Don Felder e Joe Walsh, 1976)

É um momento de indiscutível beleza quando as guitarras de Felder e Walsh criam um verdadeiro balé de notas na música mais famosa do Eagles, e uma das mais emblemáticas do rock.

 

2. Pink Floyd – Comfortably Numb (David Gilmour, 1979)

Faixa do disco The Wall, ‘Comfortably Numb’ é uma das mais sofisticadas criações do Pink Floyd e mostra o auge de David Gilmour como guitarrista e compositor, fornecendo ao rock um dos seus solos mais importantes.

 

1. Led Zeppelin – Stairway to Heaven (Jimmy Page, 1971)

O solo de ‘Stairway to Heaven’ pode ser mesmo chamado de “o solo dos solos”. A faixa do álbum “Led Zeppelin IV” já foi acusado de plágio, com vitória para a banda, mas isso não tira o brilho da faixa, considerada uma das melhores composições do rock, e, sobretudo, do solo magistral de Jimmy Page.

Deixe sua opinião