Pagoterapia é uma roda de pagode que acontece às quartas-feiras no Movimento Cultural Recreativo Dois-Dois, nos Campos Elísios, em São Paulo. Na linha de frente de toda a concepção do projeto estão os fundadores Dessa Brandão, cantora e cavaquinista; Matheus Crippa, cantor, compositor e violonista; Gabriel Muca, cantor, compositor e percussionista. Os musicistas Driguinho Pandeiro, no pandeiro, Claudinho Monteiro, no cavaco, e Simone Gonçalves, na percussão, completam o time. No dia 13 de setembro, o grupo apresenta o projeto Pagoterapia Ao Vivo.
“Pagoterapia é uma sessão de terapia coletiva com pagode, a ideia é trazer memórias afetivas e construir novas num ambiente musicalmente democrático, dificilmente o que você gosta de ouvir não vai ser tocado, é pra emocionar todo mundo mesmo”, explica Dessa Brandão.
O projeto audiovisual registra a energia do Pagoterapia, onde o grupo disponibiliza no Youtube sua apresentação ao vivo gravada no Escarcéu Bar (São Paulo), com covers e músicas autorais. Ele foi disponibilizado em etapas: a primeira parte foi lançada no dia 14 de junho, que contém uma música autoral “Passageiro”; a segunda, foi exibida no dia 12 de julho com o single “Nosso Taj Mahal”; a terceira, foi apresentada no dia 9 de agosto, com a canção “Aonde Está Nós Dois”, e a última fase, vem com o single “Bem Me Quer, Mal Me Quer”.
Entre os covers estão “Compasso Do Amor” e “Novos Tempos”, de Xande de Pilares; “Filosofia De Quintal”, de Reinaldo; “24 Horas De Amor”, “Dom de Sonhar”, “Teu Segredo” e “Já Tentei”, do Exaltasamba; “Num Corpo Só”, de Maria Rita; “Já É”, de Jorge Aragão; “Papo De Samba”, “Nosso Grito” e “Vai Lá, Vai Lá”, do Fundo de Quintal; “Vacilão” e “Camarão Que Dorme A Onda Leva”, de Zeca Pagodinho; “Sentimento Nu” e “Pra Gente Se Encontrar De Novo”, do Grupo Sensação; “Será Que É Amor” e “Agora Viu Que Perdeu E Chora”, do Arlindo Cruz; “Momentos” e “Farol Das Estrelas”, do Soweto; “Timidez”, do Negritude Jr; “Eu Te Amo”, do Kiloucura; “Quem É Ela”, de Zeca Pagodinho e Dudu Nobre; “Espelhos D’Água”, de Cláudio Rabelo e Dalto; “Saigon”, de Emilio Santiago; “Separação”, de Paulo Sérgio Valle e José Augusto; “Tô Te Filmando”, d’Os Travessos; “Ogum”, de Claudemir; “Doce Paixão” e “Deus Me Livre”, do Raça Negra.
Com a missão de curar corações partidos através da música, o Pagoterapia traz a linguagem periférica para o centro de São Paulo e se propõe a ser um lugar seguro para os corpos que não se sentem confortáveis em outros espaços de samba e pagode.
FAIXAS
1 Compasso Do Amor (Xande de Pilares)
2 Filosofia De Quintal (Reinaldo), Novos Tempos (Xande de Pilares), 24 Horas De Amor (Exaltasamba)
3 Num Corpo Só (Maria Rita), Já É (Jorge Aragão)
4 Papo De Samba (Fundo de Quintal), Vacilão (Zeca Pagodinho)
5 Nosso Taj Mahal (autoral)
6 Sentimento Nu, Pra Gente Se Encontrar De Novo (Grupo Sensação)
7 Será Que É Amor, Agora Viu Que Perdeu E Chora (Arlindo Cruz)
8 Momentos, Farol Das Estrelas (Soweto)
9 Passageiro (autoral)
10 Timidez (Negritude Jr), Eu Te Amo (Kiloucura), Dom De Sonhar (Exaltasamba)
11 Camarão Que Dorme A Onda Leva (Zeca Pagodinho e SPC), Quem É Ela (Zeca Pagodinho e Dudu Nobre)
12 Espelhos D’Água (Cláudio Rabelo e Dalto), Saigon (Emílio Santiago)
13 Teu Segredo, Já Tentei (Exaltasamba)
14 Separação (Paulo Sérgio Valle e José Augusto), Tô Te Filmando (Os Travessos)
15 Ogum (Claudemir), Nosso Grito (Fundo de Quintal)
16 Bem Me Quer mal me quer (autoral)
17 Doce Paixão, Deus Me Livre (Raça Negra)
18 Aonde Está Nós Dois (autoral)
19 Vai Lá, Vai Lá (Fundo de Quintal)
FICHA TÉCNICA
Música de Matheus Crippa, Pablo Simas e Clei Santana
Gabriel Muca: voz e tantan
Dessa Brandão: voz e banjo
Matheus Crippa: voz e violão
Claudinho Monteiro: produção musical e cavaco
Driguinho do Pandeiro: pandeiro
SERVIÇO
PAGOTERAPIA
Local: Movimento Cultural Recreativo Dois-Dois (Al. Dino Bueno, 711, Campos Elíseos – São Paulo)
Data: às quartas-feiras
Horário: abertura às 19h30, roda às 21h
Entrada: gratuita, com couvert artístico opcional de R$20,00
Capacidade: 800 pessoas
Comente!