LançamentosMúsica

Paulo Fraval lança álbum “O poder que a bixa tem”

Repertório autoral passeia pelo punk, pagode, tecnobrega e cumbia colombiana, ressignificando expressões preconceituosas e exaltando o afeto entre pessoas LGBTQIA+

Da diversidade musical das periferias brasileiras às influências rítmicas dos mais de 50 países por onde passou, tendo como ponto de partida as afetividades LGBTQIA+, o cantor e compositor Paulo Fraval lança seu primeiro álbum “O poder que a bixa tem”.

O repertório traz 10 canções autorais que passam pelas vivências e inquietudes do artista,  destacando a legitimação de identidades, acolhimento às pluralidades e reverenciando o universo feminino e afeminado, ao mesmo tempo que critica com humor e ressignifica expressões pejorativas de toda uma estrutura machista e preconceituosa que violenta corpos fora da heteronormatividade.

Em uma mistura pop, dançante e com fortes bases eletrônicas, o álbum passa pelo pagode baiano, tecnobrega paraense e a cumbia colombiana, entre outros ritmos latino americanos. Majoritariamente produzido por profissionais mulheres, LGBTQIA+, e pessoas periféricas, o disco celebra a democratização do acesso à música e a valorização de um trabalho realizado por mentes e corpos estigmatizados pela sociedade patriarcal, questionando a frágil virilidade masculina.”Cada faixa narra vivências de personagens que abraçam o feminino, utilizando-o sempre em primeira pessoa, vestindo-se de liberdade para vivenciar suas identidades com fluidez, leveza e sem culpa”, ressalta Paulo. O disco conta com produção do DJ e produtor musical paraense Proefx. 

Em “O poder que a bixa tem”, faixa que dá título ao álbum, Paulo Fraval apresenta um repente eletrônico, desconstruindo clichês sobre a figura do homem nordestino e “cabra macho”, apropriando-se de termos preconceituosos e utilizando-os como mantras de empoderamento, força e acolhimento, além de ressignificar características da feminilidade que tornam homens gays alvo de violências físicas e emocionais. Já em “A mina dela”, o artista traz como base o pagode baiano para exaltar o amor entre mulheres e criticar a interferência de homens que se deparam com demonstrações de afeto lésbico. Outro destaque do álbum, a música “Illas de Oxalá”, lançada em junho deste ano (2022) é uma oração em forma de poesia escrita pelo artista baiano Almerson Passos. O clipe da música, produzido pela Voo Audiovisual, enaltece o trabalho e a resistência de Alana de Carvalho, mulher trans, líder comunitária e Yalorixá de um terreiro no bairro quilombola do Calabar (Salvador-BA). O clipe da música recebeu indicações e exibições em festivais de cinema alternativo mundiais.

Paulo Fraval iniciou sua carreira aos 15 anos como percussionista em Fortaleza (CE), mudou-se para Salvador em 2002,  onde estudou música e começou também a cantar. Foi vocalista das bandas “Solange, tô aberta!” (BA) e “Pistoleira” (CE). Entre 2010 e 2016, realizou cinco turnês internacionais e apresentações artísticas em 19 estados brasileiros, participando de importantes espaços e eventos underground como, Itaú Cultural (SP), Festival Panorama de Dança (RJ), Ocupación Plaza de Catalunya (Barcelona/ES), Copenhagen Queer Festival (Dinamarca), Saturation Club (Polônia), Oslo Queer Festival (Noruega) e Transgenialer CSD (Berlim/ALE).

“Esse álbum é a realização de um grande sonho. Sou um artista que cresceu na periferia e precisei driblar muitos preconceitos e dificuldades para não deixar esse sonho adormecer. Lançar um disco que contempla a beleza da diversidade, em um dos momentos mais tristes da história do Brasil, me fez constatar o quanto é importante não perder a esperança. Apesar das letras afiadas, este trabalho tem toda uma narrativa de acolhimento que propõe a desconstrução de rivalidades e hostilidades entre minorias, ambas fomentadas pelo machismo e pelas desigualdades sociais”, destaca o artista.

Deixe um comentário

Sugeridos
Fabio Manzione lança "Caroço", álbum solo que transforma o que incomoda em matéria-prima de criação
Lançamentos

Fabio Manzione celebra duas décadas de carreira com ‘Caroço’

Com arranjos de Rodrigo Caçapa e raízes na música popular brasileira, compositor...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

MúsicaNotíciasShows

Celebrando 35 Anos De Carreira, The Slackers Faz Show Especial No Cine Joia

Lendária banda nova-iorquina de ska desembarca em São Paulo para apresentação comemorativa...

AstrosMúsica

BTS além do K-pop: uma jornada com raízes no hip-hop

Série explora a trajetória do grupo sul-coreano como uma Jornada do Herói,...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

MúsicaNotícias

Ritchie Blackmore confirma reunião histórica com o Deep Purple após 30 anos

O lendário guitarrista revelou durante uma transmissão ao vivo que subirá ao...

LançamentosMúsica

Jorja Smith anuncia álbum e lança single “Alive”, com Wizkid

‘What Are The Odds’, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...

LançamentosMúsica

Vannick Belchior lança single e clipe “Meu Nome É Cem”

A obra de Belchior nunca foi confortável e, talvez por isso, permaneça...