Os Pixies acabam de revelar os planos para uma grande turnê mundial em comemoração aos 40 anos de carreira. Batizada de Pixies 40, a série de shows terá início no Reino Unido, com a primeira parada marcada para o York Barbican, seguindo por outras seis datas em território britânico e irlandês, incluindo uma apresentação especial no lendário Royal Albert Hall, em Londres.
Formada em 1986, a banda fez seu primeiro show no bar Jack’s, em Cambridge, Massachusetts, e rapidamente chamou atenção com o lançamento de Come On Pilgrim, em setembro de 1987 — um registro que ajudou a moldar o futuro do rock alternativo.
A formação atual conta com três integrantes originais — Black Francis (vocais e guitarra), Joey Santiago (guitarra) e David Lovering (bateria) — além da baixista Emma Richardson (ex-Band of Skulls), que entrou recentemente no lugar de Paz Lenchantin. Vale lembrar que a icônica Kim Deal, baixista original, deixou o grupo em 2012, em um episódio curioso que aconteceu em uma cafeteria em Monmouth, no País de Gales.
Os ingressos para a turnê estão disponíveis desde a última sexta-feira, 26 de setembro, com datas confirmadas na Europa. Por enquanto ainda não houve anúncio para América do Sul e Brasil.
O Pixies surgiu em 1986, em Boston, formado por Black Francis (vocais e guitarra), Joey Santiago (guitarra), Kim Deal (baixo e vocais) e David Lovering (bateria). Com seu som cru e inventivo, que misturava punk, surf rock e melodias pop com explosões de distorção, a banda rapidamente se tornou referência no rock alternativo. Lançaram clássicos como Surfer Rosa (1988) e Doolittle (1989), influenciando nomes como Nirvana, Radiohead e Weezer. Após o fim precoce em 1993, voltaram em 2004 para uma aguardada reunião, retomando a carreira com turnês mundiais, inclusive com passagem pelo Brasil no Curitiba Pop Festival daquele ano. Em 2010 retornaram ao país, quando se apresentaram no SWU Music & Arts Festival, em Itu (SP), e em 2014 no Lollapalooza Brasil, divulgando seu primeiro álbum em mais de 20 anos, já com Paz no lugar de Kim.
O último álbum lançado pela banda foi “The Night the Zombies Came”, de 2024.










