Numa péssima notícia para os fãs de música, a organização do Primavera Sound 2024 comunicou o cancelamento das edições do festival em toda a América Latina, incluindo as cidades de São Paulo, Buenos Aires, Montevidéu e Assunção. A decisão foi divulgada na tarde de sexta-feira, 30 de agosto, pegando quem comproou o ingresso para o evento de surpresa.
Segundo a nota oficial, o cancelamento se deve a “dificuldades externas” que impossibilitaram a realização dos eventos com a qualidade esperada. Alfonso Lanza, diretor do evento, destacou que a decisão foi tomada após meses de trabalho intenso e várias tentativas de viabilizar os festivais. “Esta é sem dúvida uma decisão difícil, tomada depois de percorrer vários caminhos para poder executar estes eventos com garantias, especialmente na situação atual dos desafios da indústria musical”.
O Primavera Sound teve suas primeiras edições na América Latina em 2022 e 2023. Em 2023, o evento em São Paulo contou com apresentações de grandes nomes como The Killers, Pet Shop Boys, The Cure e Carly Rae Jepsen, atraindo cerca de 100 mil pessoas nos dois dias de festival.
Apesar do cancelamento, a organização do Primavera Sound expressou esperança de que o festival retorne à região: “Com a convicção e a esperança de que o Primavera Sound volte mais forte para a América Latina, já estamos olhando para o futuro para que [esse reencontro] aconteça o mais rápido possível”.
Os fãs que já adquiriram ingressos serão reembolsados, e mais informações sobre o processo de devolução estão disponíveis no site oficial do festival.
Sem entrar em detalhes sobre quais seriam estes problemas, vale lembrar que neste último ano diversos eventos e artistas cancelaram suas apresentações por não conseguirem vender ingressos suficientes. De uma forma ou outra toda indústria precisa se adaptar a realidade do mercado. Fica nossa torcida!
Comente!