em

O retorno do The Last Shadow Puppets com “Everything You’ve Come To Expect”

The Last Shadow Puppets é aquele projeto paralelo de Alex Turner do Arctic Monkeys e Miles Kane do The Rascals, mas como ambos, sobretudo Turner, ficaram ocupados com suas respectivas bandas, o segundo disco só saiu agora, oito anos depois do debut.

Em sua estreia, The Age Of Understatement, o TLSP mostrava sua proposta, que era bem distinta do que se ouvia nos projetos principais. Até porque a grande força propulsora do projeto paralelo é justamente gravar aquelas músicas que jamais entrariam na banda ganha-pão. Turner estava em uma fase bastante criativa, pois o AM acabara de lançar, um ano antes, seu segundo e inspirado trabalho Favorite Worst Nightmare. E ainda necessitava de espaço para expandir ainda mais.

lsp2

E continua necessitando, daí o seu retorno ao TLSP com o disco “Everything You’ve Come To Expect” (Domino Recording/2016). Imagine uma música como ‘The Element Of Surprise’ em um disco do Arctic Monkeys? No mínimo teria que ganhar mais guitarras e distorções para virar faixa de álbum. Aqui os interesses se voltam para a música pop dos anos 60, o rockabilly e até umas boas pitadas de psicodelia. A mistura bem azeitada funciona como na primeira empreitada da dupla.

O disco se inicia com um bom cartão de visitas, ‘Aviation’ seguida da também muito boa ‘Miracle Aligner’. A música escolhida para ser o primeiro single é ‘Bad Habits’, um rock básico, urgente, adornado por cordas que estariam completamente inadequadas em circunstâncias normais, porém aqui surtiram um efeito bastante interessante. Presença certa em qualquer rock party nas capitais do Brasil e do mundo.

Ao longo das 12 faixas pode-se identificar as variegadas influências desde bandas power pop dos anos 90, passando por Bowie, Pink Floyd, Beatles, Serge Gainsbourg, The Zombies, Burt Bacharach e Scott Walker. Uma miscelânea a serviço de um trabalho coeso e charmoso. A pausa com o Arctic Monkeys bem que poderia durar um pouco mais para permitir que Turner se divirta um pouquinho mais excursionando com o Last Shadow Puppets.

Participe com sua opinião!