A Rio2C 2025 contou com um painel sobre os 25 anos do sucesso do Capital Inicial com seu “Acústico MTV”. Mediado pela ex-VJ do canal de música Sabrina Parlatore, o bate-papo trouxe o vocalista do Capital, Dinho Ouro Preto, o empresário Alexandre Ktenas e o músico e compositor Kiko Zambianchi sobre aquele trabalho de 2000 que catapultou a banda definitivamente para o primeiro escalão do rock brasileiro, 14 anos depois de sua estreia.
Perguntado pela Revista Ambrosia sobre novidades no show comemorativo de 25 anos do Acústico, Dinho revelou que a música ‘1999’ está no repertório. Faixa do álbum “Por Trás dos Olhos”, de 1998, ela chegou a ser gravada, mas não entrou na edição tanto do disco quanto do VHS/DVD. Outra canção que havia ficado de fora, e agora integra o setlist é ‘Belos e Malditos’, do disco “Todos os Lados”, de 1989. O vocalista também contou ao site que o Acústico está ganhando versão remasterizada e está previst o lançamento de um EP, que terá de quatro a seis músicas inéditas, inclusive, uma delas, será assinada por Kiko Zambianchi. Com uma grande procura (os ingressos para o show no Rio no último sábado se esgotaram), a turnê deve se prolongar até o próximo ano de acordo com Dinho.
A trajetória do projeto que elevou a banda ao topo
Dinho revelou que ninguém esperava que o Acústico fosse se tornar um sucesso. “Eu esperava”, disse Kiko se divertindo. O vocalista contou que havia morado em Berlim em 1993 e na volta para o Brasil sentiu a necessidade de fazer algo diferente e gravou discos solo pelo selo independente Rock It, de Dado Villa-Lobos, guitarrista da Legião Urbana. “Tem caixas com esses CDs para presentear a família de vocês”, brincou, referindo-se ao fracasso comercial da empreitada.
Ao mesmo tempo, o Capital não ia bem com o outro vocalista, Murilo Lima. Daí resolveram se reunir para um turnê homenageando o rock de Brasília. Sem a Legião Urbana, após a morte de Renato Russo, sem a Plebe Rude, que havia encerrado as atividades em 1997, parecia não ter sobrado ninguém da geração 80 do Distrito federal. “Tinha o Raimundos, mas, da nossa turma, não tinha ninguém”, disse Dinho.
Alexandre, que trabalhou na Abril Music, gravadora que fechou contrato com a banda quando as majors não queriam, e foi o responsável pelo marketing do Acústico, contou que ligou para várias pessoas para servirem de plateia na gravação, e, como faza muito frio em São Paulo naquela semana, recebeu várias respostas negativas. No total havia 200 pessoas no pequeno local.
Sobre a inclusão de Primeiros Erros, sucesso de Kiko nos anos 1980 que virou carro-chefe do Acústico, Dinho conta que, durante a turnê de Atrás dos Olhos, a banda tocava músicas do artista no ônibus e nos intervalos. A esposa de Dinho, que pe arquiteta, fez o projeto da casa dos Civita (donos da Abril) e o vocalista aproveitou para vender a música para eles.
Dinho refletiu sobre como é aproveitar a segunda chance e todos lembraram do momento que coroou o sucesso do álbum e a chegada do Capital ao topo, com o show para um Rock In Rio lotado na última noite da edição de 2001, que teria Red Hot Chili Peppers como headliner, mas muitos estavam ali para ver o Capital.
Dinho se lembrou que uma semana antes Carlinhos Brown tinha sido alvejado por latas atiradas pela plateia que esperava pelo Guns N’ Roses. O vocalista e os outros membros da banda estavam em Recife assistindo pela TV e disseram: “seremos os próximos”. A solução encontrada para não despertar a ira dos roqueiros foi fazer o show de pé, com guitarra limpa, segundo Dinho.
O show do Rock In Rio foi um divisor e águas reconhecido pelos quatro presentes. Alexandre se lembra que em 1999 precisou implorar para incluir o Capital no elenco do Festival de Verão de Salvador, e em 2002 foi o festival que quase suplicou para que a banda integrasse o line up. A partir dali, a banda passou a tocar em lugares cada vez maiores, consolidando-se entre as maiores do rock nacional, posto que nunca mais deixou.
E o painel não poderia terminar sem música. Com acompanhamento de Kiko no violão, Dinho cantou ‘Primeiros Erros’ com Kiko no violão.