Captura de Tela 2024 04 04 as 11.42.13
LançamentosMúsica

Ritchie lança versão para “Ando Meio Desligado”

Ritchie lança dois novos singles nas plataformas digitais, dando início ao projeto que marca a sua estreia na gravadora Biscoito Fino. Ao longo de 2024, o cantor e compositor vai disponibilizar novos singles, sempre em pares, com registros de canções autorais inéditas e regravações de clássicos (totalizando 14 novas faixas).

Em meio à retomada da turnê “A vida tem dessas coisas”, sucesso absoluto de público e crítica, Ritchie lança a inédita “Saudade Sem Paisagem (Ela Jamais Virá)”, parceria com Fausto Nilo, e uma nova versão para “Ando Meio Desligado”, clássico de Sergio Baptista, Rita Lee e Arnaldo Baptista.

“Ando Meio Desligado” traz à tona a história de Ritchie com Rita Lee, “a fada-madrinha” que mudou o curso de sua vida, como ele mesmo pontua: “Rita foi a primeira brasileira que eu conheci em Londres, em 1972, quando ela apareceu no estúdio onde eu estava gravando flauta no disco de uma banda londrina. Ficamos amigos de cara, ajudei Rita a escolher sua primeira flauta transversal e ela, por sua vez, me mostrou pela primeira vez ‘Ando Meio Desligado’ (já havia sido um grande hit dos Mutantes). Arrisco acrescentar que se não fosse pelo encontro fortuito com Rita (e com toda aquela turma que veio junto com ela à Londres, um grupo que incluía o Liminha e a “Cilibrina” Lucinha Turnbull), talvez eu jamais tivesse pisado em solo brasileiro. Os Mutantes me hospedaram na casa deles na Serra da Cantareira, em São Paulo. Rita, Arnaldo e Sérgio me ajudaram a formar minha primeira banda brasileira, a Scaladácida, naquele mesmo ano. Devo muito à gentileza e carinho de todos eles”.

A capa do single “Ando Meio Desligado”, que tem produção musical de Eron Guarnieri, Renato Galozzi e do próprio Ritchie, estampa uma foto do arquivo pessoal do compositor. “Essa foto foi feita no dia da nossa viagem ao País de Gales, em 1972, o mesmo em que Rita me convidou para conhecer o Brasil. Viva Rita Lee Jones! Sejamos Mutantes!”, convoca.

Sobre a parceria inédita com o compositor Fausto Nilo, Ritchie diz que existem certas canções que ficam guardadas no fundo da gaveta, aguardando a hora certa de nascer. “Às vezes é uma gestação de anos. Às vezes as canções possuem linhas melódicas ou palavras ainda a serem desvendadas. ‘Saudade Sem Paisagem (Ela Jamais Virá)’ é um desses casos. A harmonia e a melodia principal surgiram pela primeira vez na minha cabeça em 2009. A letra foi logo encomendada ao querido parceiro e poeta Fausto Nilo, mas o arranjo musical não ficou pronto a tempo para a gravação do meu DVD, naquele mesmo ano. Deu saudade e agora, em 2024, ela verá a luz do dia. Até que enfim, nasceu a criança”, comemora Ritchie.   

Já Fausto Nilo lembra que no início da parceria Ritchie o provocava, apresentando melodias que o inspiravam a escrever letras do jeito que ele gosta. “São imagens contextualizadas no cenário da vida urbana ou da natureza. Gosto e acho que às vezes parecem roteiro de cinema. Muito grato parceiro, por esta ‘Saudade Sem Paisagem’, completa Nilo.

A turnê “A vida tem dessas coisas”, agora com música inédita no repertório, volta a percorrer o Brasil. Em abril. As próximas apresentações são no Rio de Janeiro (Tim Fest/Morro da Urca), São Paulo (Tokyo Marine Hall, 06/04), e Belo Horizonte (Teatro Palácio das Artes, 20/04).

Ficha técnica dos singles

Saudade Sem Paisagem (Ela Jamais Virá)(Ritchie/ Fausto Nilo)

Músicos:

Eron Guarnieri: teclados, programações & backing vocal

Hugo Hori: backing vocal

Renato Galozzi: guitarra e programações

Igor Pimenta: baixo

Luis Capano: bateria

Produção Musical: Eron Guarnieri, Renato Galozzi & Ritchie

Gravação de base: “Studio Garage” por Renato Galozzi – SP

Gravação de Voz: Estúdio Biscoito Fino por Lucas Ariel – RJ

Mixagem e Masterização: Pedro Peixoto

Produção Executiva: Steve Altit por Top Cat Produções

Capa: Kiko Dias

Direção de Arte: Alexandre Arrabal & Kiko Dias

Foto: Alessandra Tolc

Ando Meio Desligado (Sérgio Dias Baptista/Rita Lee/Arnaldo Dias Baptista)

Músicos:

Eron Guarnieri: teclados e Programações

Hugo Hori: saxofone

Renato Galozzi: guitarra e programações

Igor Pimenta: baixo

Luis Capano: bateria

Produção Musical: Eron Guarnieri, Renato Galozzi & Ritchie

Gravação: “Studio Garage” – SP

Mixado e Masterizado: João Milliet Cada instante produções -SP

Produção Executiva: Steve Altit por Top Cat Produções

Arte / Capa: Alexandre Arrabal & Eduardo Seabra

Foto: Acervo pessoal do artista

Fotos de divulgação: Alessandra Tolc

Deixe um comentário

Sugeridos
Valentina Lisitsa 2 Photo Daniil Rabovsky g
AgendaClássicosMúsica

5ª edição do Festival Chopin em São Paulo

Dia 3 de outubro, sábado, às 20h30, começa o Festival Chopin 2026,...

Placebo
AgendaMúsicaShows

Placebo retorna ao Brasil em 2027

Em fevereiro de 2027 o Brasil volta a receber Placebo para quatro...

Pedro the lion show brasil sao paulo ambrosiacombr
CríticasMúsica

Resenha: Pedro the Lion faz seu primeiro show no Brasil

A estreia de Pedro the Lion em São Paulo e no Brasil,...

ClariceFalcão Truque
MúsicaShows

Clarice Falcão fecha turnê Truque

Cantora, compositora, atriz e roteirista, Clarice Falcão se destaca como um dos...

Vmas madonna charli
MúsicaNotíciasPremiaçõesTV

VMA 2026 apresenta apenas seis categorias ao vivo e frustra brasileiros

Prêmio Latino, que tinha Anitta entre os indicados, não é exibido durante...

U2 50 anos
MúsicaNotícias

U2 celebra 50 anos com show surpresa no pátio da escola onde a banda nasceu em Dublin

Marcado pelo anúncio do novo álbum ‘Carnaval de Luz’, o quarteto irlandês...

Madonna VMA
MúsicaNotíciasPremiaçõesTV

VMA 2026: como assistir à premiação ao vivo no Brasil

Madonna fará sua primeira performance nos VMAs desde 2003 A edição 2026...

Wado por Henrique Oliveira Panan Filmes
LançamentosMúsica

Wado lança São Francisco, São João

O cantor, compositor e produtor Wado lança em todas as plataformas de...

Sandy e Junior
MúsicaNotíciasShows

Sandy e Junior anunciam retorno aos palcos em São Paulo para 2027

Sandy e Junior anunciaram nesta quinta-feira (24) que voltarão a se apresentar...

Atrações do festival
AgendaMúsicaShows

Bossa Nova Sessions ocupa o Leblon com 18 shows

Teatro Café Pequeno recebe o festival que coloca a bossa nova em...

Victor Biglione - Foto Nando Chagas
LançamentosMúsica

Victor Biglione relança álbum de show produzido por Quincy Jones

Obra remasterizada por Carlos Mills, “29º Montreux Jazz Festival (Ao Vivo)” chega...

RochelleJordan ThroughTheWall
LançamentosMúsica

Rochelle Jordan lança “TTW (Kaytranada Remix)”

Artista se prepara para se apresentar no ZIG Festival, em São Paulo,...