Até pouco tempo atrás era preciso muito samba no pé para conhecer o compositor João Nogueira, mas isto mudou este ano com o lançamento do “Sambabook João Nogueira“, um projeto multiplataforma que lançou o nome do sambista para o grande público.
Idealizado por Afonso Carvalho, empresário de Diogo Nogueira – filho de João, e concebido em conjunto com os empresários Luiz Calainho e Sergio Baeta, o Sambabook é mais do que um songbook. Além de CD, DVD e Blu-ray, o projeto conta com um livro discobiográfico, fichário de partituras, aplicativo para iPhone/iPad e também um portal do projeto, onde é possível aprender a tocar algumas das músicas que compõem o repertório escolhido.
E falando no repertório, foram escolhidas vinte quatro obras do compositor interpretadas por grandes nomes do samba, pagode e MPB. De Lenine a Zeca Pagodinho, passando pelo Marcelo D2 e o tradicional Monarco com a Velha Guarda da Portela, a ideia que temos é uma busca que visa agradar antigos fãs e tornar o trabalho de João conhecido para mais gerações, o que não livra a ideia de certos escorregões, como a participação do Grupo Revelação.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jysOBsKaSsA[/youtube]
Uma boa dica legal é conferir os vídeos da gravação pelo Youtube, além do vídeo do Seu Jorge cantando “Minha Missão”, a página oficial do Sambabook possui a maioria das canções do projeto na integra. Uma interessante iniciativa, já que quem realmente curtir o Sambabook pode adquirir pelo material extra disponível através do dvd, blu-ray, disco e fichário, mas não acaba obrigado a adquirir todos produtos.
Mais do que uma homenagem ao compositor, o Sambabook oferece um resgate da história musical de nosso país, já que uma segunda edição do projeto com Martinho da Vila já foi anunciada 😀
Realmente este tipo de projeto precisa ser mais divulgado.
Moro no Espírito Santo e aqui muito pouco acontece.
JOÃO NOGURIRA FOI O MAIOR COMPOSITOR BRASILEIRO!!!!