Instrumentistas da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro fazem concerto gratuito para comemorar participação em festival europeu
Para comemorar a sua participação no prestigiado Festival Aims, na Espanha, um grupo de sete músicos da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro se apresentará sexta-feira, dia 29 de julho, às 19:30h na Sala Mario Tavares, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com entrada liberada para o público.
Todos os jovens são moradores de comunidades do Estado do Rio, apoiados pela Ação Social pela Música no Brasil: Anna Eliza Ribeiro Moraes, Mariana Pereira da Silva, Natanael de Jesus da Paixão e Rodrigo Cunha da Silva moram no Complexo do Alemão; David dos Santos Nascimento na comunidade do Morro da Babilônia; João Victor Emanuel da Costa do Nascimento vem da Baixada Fluminense e Gabriel Veloso de Souza é de Petrópolis.
Esta viagem só foi possível graças a uma vaquinha que conseguiu arrecadar a quantia suficiente para pagar estadia, alimentação, seguro-viagem e outras despesas dos jovens – as passagens foram compradas por um doador que prefere ficar anônimo. Os seis bolsistas participarão na Catalunha de concertos, terão aulas com professores renomados e apresentarão um repertório com música de concerto (Carlos Gomes e Villa-Lobos) e música popular brasileira (Tom Jobim e Baden Powell entre outros).
A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ) é composta por 55 jovens com idades entre 15 e 26 anos e, em sua grande maioria, residentes de comunidades do Rio de Janeiro. Neste processo de aprendizagem, os alunos da Ação Social pela Música adquirem maior disciplina, concentração, capacidade de trabalho em equipe, respeito e paixão pela arte. E ganham autoestima e confiança para enfrentar os desafios da vida adulta, fundamentais para seu desenvolvimento profissional e pessoal. Acreditamos na manifestação artística musical como um instrumento de transformação social e de expressão para a redução das desigualdades sociais.
Comente!