MúsicaTeatro

“S’imbora, o Musical – A História de Wilson Simonal” aquém de sua conjuntura

Compartilhe
Compartilhe

Não fosse pelo drama pessoal (e nocivamente público) da qual passou e acabou por definir o seu futuro como indivíduo e artista, Wilson Simonal seria (só) reconhecido como o precursor da música pop brasileira – no tocante à identidade – e o nosso primeiro grande showman.

Com seus revezes, sua trajetória ganhou ares dramáticos, além de absurdamente dramatúrgicos. Como se sua vida fosse uma biografia criada para uma necessidade ficcional. Daí o interesse (tardio) crescente em sua vida e obra, principalmente após o ótimo e elucidativo documentário Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei, de Cláudio Manoel.

Um musical que acampasse o que foi e o que esteve por trás do mito, era inevitável, e dada sua representatividade musical, até que demorou tempo demais para aparecer. Eis que a prolífera dupla Nelson Motta e Patricia Andrade escrevem e Pedro Brício dirige S’imbora, o Musical – A História de Wilson Simonal.

Simbora Musical Historia Wilson Simonal

O que se pode dizer, de cara, é que o texto estava num compasso muito mais azeitado que a direção. E, basicamente, essa cisão compromete demais as possibilidades que um “universo Simonal” poderia oferecer. O roteiro já apresenta nosso protagonista através da retórica da acusação que ele carregaria pelo resto da vida. Sem pedestais lúdicos, Simonal é retratado como um artista que se confundia dentro de seu enorme talento e carisma, e que por isso mesmo, esteve envolvido de maneira mais ou menos culpada em suas próprias excentricidades. Entretanto Pedro não absorveu o detalhismo da habilidade do roteiro. Sua direção não assimila totalmente as necessidades de um musical, sendo oblíquo e anticlimático em momentos chaves de complementação musical da história.

Para completar, o cenário apela equivocadamente para funcionalidade “pura e simples”, resultando feio, antiquado e endurecido no todo do espetáculo (nem vou me estender sobre o telão de fundo, de baixa resolução, mas sendo usado como se fosse de alta). Mas o que é ainda pior é o figurino, tão capenga e cheio de falhas (cênicas) que me pergunto se os profissionais envolvidos frequentaram as reuniões de conceito do musical.

Por outro lado temos um elenco convincente, e Ícaro Silva, a cada novo trabalho demonstrando sua versatilidade artística e, aqui, uma propensão vocal admirável. Assim como toda a direção musical, competente e bem arranjada. Só que um musical sobre nosso grande ícone pop de outrora, merecia um verniz e uma direção de cena mais consciente dessa importância.

Numa das sacadas mais acertadas do roteiro, Simonal divide seu talento entre o antagonismo da bossa nova e da jovem guarda, mas Brício pouco delineia essa transição cênica. Assim como a interferência direta demais do narrador Carlos Imperial (Thelmo Fernandes), que quebra o encadeamento emocional de, pelo menos, duas cenas.

Simbora Musical Historia Wilson Simonal divulgacao

Evidente que a força de Simonal é maior que os vacilos de direção. E pude constatar isso num teatro João Caetano lotado e entusiasmado. Mas não dá para ignorar que o mercado de musicais brasileiro por mais promissor que esteja se tornando, ainda se equilibra na corda bamba de onde mais necessita de segurança: a contextualização artística do seu ser.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
MúsicaNotícias

Músicas inéditas de Michael Jackson são encontradas em depósito nos EUA

Após 15 anos da morte de Michael Jackson, algumas gravações do lendário...

LançamentosMúsica

Roger Resende celebra 40 anos de carreira com EP “Sessão Autoral”

O cantor e compositor Roger Resende lança seu novo EP “Sessão Autoral”,...

AgendaDançaTeatro

De Bach a Nirvana faz curta temporada no Rio de Janeiro

A Focus Cia de Dança traz ao Rio de Janeiro, neste final...

AgendaMúsicaShows

Information Society chega ao Rio para dois shows

Uma das bandas mais festejadas da dance music no final dos anos...

LançamentosMúsica

Guilherme Veroneze transforma paisagens de Minas em disco contemplativo

O pianista e compositor de Juiz de Fora Guilherme Veroneze lança “Entremares”,...

MúsicaNotíciasShows

Taylor Swift presenteia equipe com dinheiro ao fim da turnê

Com o fim da turnê The Eras Tour, que fez seu ato...

MúsicaNotíciasShows

The Eras Tour de Taylor Swift bate recordes com receita de US$ 2 bilhões

Taylor Swift fez história mais uma vez! Sua turnê ‘The Eras Tour’...