MúsicaTeatro

“S’imbora, o Musical – A História de Wilson Simonal” aquém de sua conjuntura

Não fosse pelo drama pessoal (e nocivamente público) da qual passou e acabou por definir o seu futuro como indivíduo e artista, Wilson Simonal seria (só) reconhecido como o precursor da música pop brasileira – no tocante à identidade – e o nosso primeiro grande showman.

Com seus revezes, sua trajetória ganhou ares dramáticos, além de absurdamente dramatúrgicos. Como se sua vida fosse uma biografia criada para uma necessidade ficcional. Daí o interesse (tardio) crescente em sua vida e obra, principalmente após o ótimo e elucidativo documentário Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei, de Cláudio Manoel.

Um musical que acampasse o que foi e o que esteve por trás do mito, era inevitável, e dada sua representatividade musical, até que demorou tempo demais para aparecer. Eis que a prolífera dupla Nelson Motta e Patricia Andrade escrevem e Pedro Brício dirige S’imbora, o Musical – A História de Wilson Simonal.

Simbora Musical Historia Wilson Simonal

O que se pode dizer, de cara, é que o texto estava num compasso muito mais azeitado que a direção. E, basicamente, essa cisão compromete demais as possibilidades que um “universo Simonal” poderia oferecer. O roteiro já apresenta nosso protagonista através da retórica da acusação que ele carregaria pelo resto da vida. Sem pedestais lúdicos, Simonal é retratado como um artista que se confundia dentro de seu enorme talento e carisma, e que por isso mesmo, esteve envolvido de maneira mais ou menos culpada em suas próprias excentricidades. Entretanto Pedro não absorveu o detalhismo da habilidade do roteiro. Sua direção não assimila totalmente as necessidades de um musical, sendo oblíquo e anticlimático em momentos chaves de complementação musical da história.

Para completar, o cenário apela equivocadamente para funcionalidade “pura e simples”, resultando feio, antiquado e endurecido no todo do espetáculo (nem vou me estender sobre o telão de fundo, de baixa resolução, mas sendo usado como se fosse de alta). Mas o que é ainda pior é o figurino, tão capenga e cheio de falhas (cênicas) que me pergunto se os profissionais envolvidos frequentaram as reuniões de conceito do musical.

Por outro lado temos um elenco convincente, e Ícaro Silva, a cada novo trabalho demonstrando sua versatilidade artística e, aqui, uma propensão vocal admirável. Assim como toda a direção musical, competente e bem arranjada. Só que um musical sobre nosso grande ícone pop de outrora, merecia um verniz e uma direção de cena mais consciente dessa importância.

Numa das sacadas mais acertadas do roteiro, Simonal divide seu talento entre o antagonismo da bossa nova e da jovem guarda, mas Brício pouco delineia essa transição cênica. Assim como a interferência direta demais do narrador Carlos Imperial (Thelmo Fernandes), que quebra o encadeamento emocional de, pelo menos, duas cenas.

Simbora Musical Historia Wilson Simonal divulgacao

Evidente que a força de Simonal é maior que os vacilos de direção. E pude constatar isso num teatro João Caetano lotado e entusiasmado. Mas não dá para ignorar que o mercado de musicais brasileiro por mais promissor que esteja se tornando, ainda se equilibra na corda bamba de onde mais necessita de segurança: a contextualização artística do seu ser.

Deixe um comentário

Sugeridos
BTS TOUR
AstrosMúsicaNotícias

BTS além do K-pop: uma música que permanece

Na quarta e última matéria da série, ARIRANG retoma as raízes do...

Édipo de Novo?
AgendaTeatro

‘Édipo de novo?’ desembarca em São Paulo

A comédia “Édipo de novo?” desembarca em São Paulo para quatro apresentações...

Captura de tela 2026 10 01
AgendaTeatro

Claudio Fontana interpreta o solo ‘A Raiz’

Solo narra a história de um menino que busca viver sua identidade,...

Carol Botelho e Deborah Marins em Um Rio dentro de mim - Divulgação
AgendaTeatro

“Um Rio dentro de mim” volta aos palcos em tour pelo RJ

“Um Rio Dentro de Mim” está de volta aos palcos em tour...

Elenco de Café, Almoço, Jantar - Crédito fotográfico Vantoen Pereira Jr
AgendaTeatro

“Café, Almoço, Jantar” chega à Casa de Cultura Laura Alvim

Com Fátima Patrício, Gabriel Breves, Aldo Perrotta e Renato Albuquerque no elenco,...

Valentina Lisitsa 2 Photo Daniil Rabovsky g
AgendaClássicosMúsica

5ª edição do Festival Chopin em São Paulo

Dia 3 de outubro, sábado, às 20h30, começa o Festival Chopin 2026,...

GOnzaguinha é
CríticasTeatro

“Gonzaguinha é” retrata o “Pescador de Ilusões” no Rio

Há de se celebrar, sempre, um artista como Gonzaguinha e sua obra,...

Placebo
AgendaMúsicaShows

Placebo retorna ao Brasil em 2027

Em fevereiro de 2027 o Brasil volta a receber Placebo para quatro...

Metamorfase em foto de divulgação do EP Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos
LançamentosMúsicaSem categoria

Metamorfase lança o EP “Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos”

Metamorfase, projeto solo e autoral do músico mineiro Raul Signorini, lança em...

2026 09 16 DEPOIS DA CHUVA ELENCO ©HELOISA BORTZ 538 PRESS
AgendaTeatro

Depois da Chuva no Ágora Teatro

Realização dos produtores João Ibaixe Jr. e Jonathan H. Marcantonio para texto...

Pedro the lion show brasil sao paulo ambrosiacombr
CríticasMúsica

Resenha: Pedro the Lion faz seu primeiro show no Brasil

A estreia de Pedro the Lion em São Paulo e no Brasil,...

Cinthia Divulgação
LançamentosMúsica

Cinthia lança o single “Prejuízo”

Faixa integra a programação da Mostra Levante e será pauta de episódio...