Spotify remove músicas de Neil Young após cantor exigir exclusão de podcast de Joe Rogan

O Spotify avisou nesta quarta-feira (26) que começou a remover todas as músicas de Neil Young de seu catálogo digital após o cantor exigir que a plataforma retirasse do ar um episódio de um podcast do programa Joe Rogan Experience, que segundo o roqueiro espalha desinformação sobre a Covid.

Joe Rogan é atualmente o podcaster mais famoso do mundo e principal atração do Spotify, que possuí com o comediante um contrato de exclusividade, e recebe em seu programa todos os tipos de pessoas que literalmente discutem sobre qualquer assunto. É inclusive num dos episódios mais famosos do programa que deu origem ao meme de Elon Musk fumando cannabis. Comediante e ex-lutador, Joe Rogan ficou famoso por falar o que pensa e defender ideias controversas em diversas oportunidades, comunicando suas ideias de forma livre de acordo ao direito de falar o que pensa conforme dita a constituição dos Estados Unidos.

Voltando à Neil Young, que sobreviveu à pólio quando criança, o musicista publicou uma carta em seu site endereçada ao seu empresário e sua gravadora, Warner Music Group, exigindo que o Spotify não disponibilizasse mais suas músicas. A carta foi posteriormente apagada e substituída por uma segunda publicação, onde o cantor afirma que a plataforma “se tornou o lar de desinformação que coloca vidas em risco” e que tem “mentiras vendidas por dinheiro”.

Já o Spotify se defende das acusações afirmando que removeu mais de 20 mil episódios relacionados à Covid desde o começo da pandemia, porém que busca equilibrar a segurança dos ouvintes com a liberdade que garante aos criadores de conteúdo. Com isto quem quiser escutar as músicas de Neil Young vai precisar recorrer a outra plataforma de streaming.

Neil Young é um velho roqueiro de princípios e teve sua vontade realizada – pelo momento, porém é importante ressaltar que nem tudo é preto e branco e neste assunto. Ainda que Joe Rogan muitas vezes pareça um velho negacionista em suas convicções, seu programa é um grande marco cultural e importante mecanismo de debate, sendo preciso sim assegurar que haja liberdade de expressão para que todos os ângulos possam ser debatidos. Apenas remover o conteúdo seguindo a vontade de uma pessoa não faz nenhum sentido, caso contrário seria aberta uma porta para que cada artista pudessem chantagear as plataformas digitais de acordo com suas convicções.

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Os filmes e séries mais pirateados de 2021

Os filmes e séries mais pirateados de 2021

Quais foram os filmes e séries mais pirateados de 2021?

Prox
Da calmaria à explosão: conheça Gus Nascimento

Da calmaria à explosão: conheça Gus Nascimento

Há mais de 10 anos na música, Gus Nascimento (SP) é cantor, compositor e

Sugestões para você: