AgendaMúsicaShows

Taslim e Luiza Nobel trazem turnê ao RJ

“Anastácia Tour” celebra a parceria das cantoras homenageando Anastácia e mulheres negras cantoras e compositoras, como Elza Soares, Dona Ivone Lara e Ludmilla; projeto estreou em São Paulo e chega ao Rio de Janeiro no dia 25 de julho, na Casa do Nando (RJ)

Incluindo canções autorais das artistas e versões de músicas conhecidas, a turnê tem o seu ponto de partida em julho a fim de celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25. 

No dia 16, a apresentação contou com a participação especial da cantora e compositora Zeferina e DJ Da Lu. Já no dia 25, terá a cantora, artivista e pesquisadora da musicalidade negra Azula, a cantora, atriz, DJ, apresentadora, modelo, mestra de cerimônia, produtora e ativista pelos Direitos Humanos das pessoas trans e negras Yara Canta e a DJ, estilista, produtora musical e cultural, pesquisadora das culturas de matrizes afro-brasileiras e africanas diaspóricas Bieta.

Início da parceria

Em fevereiro de 2022, a carioca Taslim e a cearense Luiza Nobel lançaram o clipe afrofuturista Anastácia (Mimoso Remix), que apresenta mundos distópicos e viagens no tempo, com sonoridade inspirada no pagodão e nos beats modernos da Bahia. Com roteiro escrito pela própria Taslim e figurino assinado por Luiza, o vídeo e a música são uma homenagem à mulher que ficou conhecida como Escrava Anastácia, uma importante personagem da história brasileira que tinha sua face coberta por uma máscara de ferro e se tornou símbolo de resistência entre o movimento negro. 

Luiza Nobel e Taslim

O feat entre as duas artistas aconteceu no lançamento da versão remix da canção Anastácia, que foi produzida pelo produtor musical baiano Filipe Mimoso. A canção original faz parte do primeiro álbum de Taslim, Pretambulando. Nele, a artista leva os ouvintes por uma viagem musical pela história do povo preto.

Capa de Anastácia – Luiza Nobel e Taslim

Já Luiza Nobel vem trabalhando seu projeto #PretaPunk desde 2020, a partir da sua estreia com o lançamento de Estamos Bem, single produzido pela produtora e cantora Mahmundi. Com o desenvolvimento de um repertório autoral com influências do rap, pop, soul, jazz, blues, reggae, trap e R&B, a artista protagoniza e conta suas vivências, se apropriando do conceito do “faça você mesmo, não tente se encaixar no padrão do movimento punk”. Para ela, que já abriu o show de Elza Soares em Fortaleza, é muito importante ter mulheres negras realizando trocas e se fortalecendo. 

Taslim, que tem como conceito guia de seu trabalho o afrofuturismo, acredita que essa é uma oportunidade de construir um outro futuro em que mulheres negras já movimentaram a sociedade, parafraseando a famosa frase de Angela Davis. “Para que as desigualdades acabem lá na frente, precisamos começar a construir agora. Então, ter duas mulheres negras de diferentes localidades do país no palco cantando outras mulheres negras e ainda seus projetos autorais é muito potente e transformador”, conclui a artista.

Serviço:

Anastácia Tour

Casa do Nando

Endereço: Rua Camerino, 176, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Data e horário: Dia 25 de julho (segunda-feira), às 21h

Entrada: R$ 10,00 (ingressos em https://www.sympla.com.br/evento/anastacia-tour-no-rio/1638443)

Deixe um comentário

Sugeridos
LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

MúsicaNotícias

Ritchie Blackmore confirma reunião histórica com o Deep Purple após 30 anos

O lendário guitarrista revelou durante uma transmissão ao vivo que subirá ao...

MúsicaNotícias

Led Zeppelin – mais de 80 minutos de show histórico de 1970 surgem na internet

Gravado em 16mm durante o Festival de Bath, registro cru e inédito...

LançamentosMúsica

Josh Beauchamp apresenta pop maduro no início da carreira solo

Com os singles “Love You Again” e “Give It Back!”,  ex-membro do...

LançamentosMúsica

Luella une eletrônico, rock e métrica incomum na psicodélica “Serpente Caranguejo”

Com compasso raro e narrativa inspirada na força do signo de Câncer,...

LançamentosMúsica

Snow Patrol e Kylie Minogue unem forças no single “These Alarms”

Escrita especialmente para a estrela pop, a faixa marca a estreia da...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...

AgendaArtes Visuais

MACS recebe estreia brasileira do projeto Gravitas

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) recebe, a partir de...

LançamentosMúsica

saudade inicia nova fase com o single “desculpa eu ser um trem desgovernado”

Composição intimista e confessional antecipa o conceito do próximo álbum, marcando o...