MúsicaNotícias

Ukulele substitui o cavaquinho em sambalanço do mineiro Roger Bastos 

Compartilhe
Compartilhe

Cavaquinho e ukulele são instrumentos semelhantes, ambos de origem portuguesa, geralmente vistos por leigos como “violões pequenos”. Apesar disso, raramente um ultrapassa a barreira do outro, quando se trata de gêneros musicais aos quais estão inseridos. Contudo, o belo-horizontino Roger Bastos quebrou a regra, trazendo o ukulele originário do Havaí para o samba e o gingado brasileiro. 

O resultado desse experimento é o sambalanço autoral e inédito “Quem vai chegar primeiro?”. lançado nas plataformas digitais nesse 14 de fevereiro junto à um videoclipe caseiro, o single tem origem curiosa e influências de artistas como Novos Baianos, João Donato e Jorge Benjor, entre outros. 

“A música surgiu de um desafio autoimposto: compor diretamente no ukulele. Já pensando num álbum de sambas não convencionais, substituiu o cavaquinho por este instrumento, e acrescentou guitarras e percussões diversas. Planejei a gravação com a entrada dos outros instrumentos na música gradativamente. Uma audição rápida não vai bastar para descobrir todos os elementos sonoros do single.”, detalhou Roger, que compôs todas as músicas e letras dos eu próximo EP. 

A letra segue o mesmo caráter ousado e criativo, tão quanto lúdico. O título “Quem vai chegar primeiro?” se refere ao momento no qual o personagem da música a cria. Conta o artista: “Na letra, o compositor cria a situação divertida entre a espera de uma pessoa que demora a chegar com o próprio samba que está sendo feito no momento e demora um tempo para ser finalizado. Daí o título da canção. É o primeiro trabalho temático, cujo tema, o samba, foi trabalhado tanto na forma, quanto no conteúdo. As próprias letras refletem sobre o tema”.

“Quem vai chegar primeiro?” teve todos os instrumentos gravados pelo próprio Roger Bastos, assim como a produção musical foi por ele assinada. As gravações, a mixagem e a masterização foram realizadas no RB Home Studio, Belo Horizonte. A música, que já está disponível nas plataformas digitais, deverá preparar o caminho para outros três singles até maio, quando o artista fará o show de lançamento do seu segundo EP, que acontecerá em 16 de maio, no Sesc Palladium, localizado na capital mineira

Letra

logo cedo eu passo o meu café

enquanto você não dá sinal

leio uma noticia no jornal

e penso que o samba vai dar pé

entre um gole e outro do café eu tento me inspirar

será que antes de provar o suco o samba vai chegar?

organizo as peças do enxoval

enquanto você não dá sinal

tento não perder a minha fé

no meu samba chega quem quiser

olhos do meu cão perguntam se você vai demorar

será que espero o dia inteiro para o samba começar?

começo a crer que te esperar é bem melhor com meu cavaco

o samba pode vir primeiro

pode ser que quando cê vier ja poderá ouvir um novo samba inteiro

quem vai chegar primeiro?

logo cedo eu perco a minha fé

te ligo mas nunca tem sinal

um samba canção com muito axé

vou lhe oferecer com água e sal

se você chegar depressa o samba vai se enrolar

atrase mais um pouco que tá quase pra finalizar

Capa do lançamento (Crédito: Danielle Silva)

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesNotícias

Village Roadshow, produtora de Matrix e Coringa, declara falência

A produtora americana Village Roadshow Pictures, que realizou filmes como “Coringa” e os quatro longas...

AgendaMúsicaShows

Garbage chega em março ao Rio para show com L7

Neste mês de março de 2025, o Rio de Janeiro recebe a...

LançamentosMúsica

Vinícius André remonta à MPB no álbum “Pra Mergulhar na Paz”

A MPB clássica, aquela produzida por nomes emblemáticos como Caetano Veloso, Rosa...

AstrosCríticasMúsica

“Angel of the Morning”: Uma Canção Atemporal

Há músicas que transcendem o tempo, atravessando décadas e gerações com uma...

LançamentosMúsica

Math Gomes é “Muito Novo Para Me Arrepender”

O quarto single do santista Mah Gomes é de jovem para jovem,...

LançamentosMúsica

Five Dogs transforma a crítica social em rock em novo EP “Mundo Cão”

A banda Five Dogs, formada em 2008 por amigos apaixonados pelo rock...

LançamentosMúsica

Em novo álbum, Marco Telles convida todos a participarem de “O Grande Banquete”

Quatro anos após o projeto “Amando Timóteo”, o cantor Marco Telles apresenta...

FilmesNotíciasPremiações

Oscar com vitória inédita do Brasil leva clima de Copa do Mundo ao Carnaval

Foi uma situação atípica no último domingo (2). Um Oscar no meio...