LançamentosMúsica

Violista Amaro Dubois lança música erudita latino americana em álbum

Compartilhe
Compartilhe

Amaro Dubois se propõe a oferecer luz para dias sombrios em seu novo trabalho, um olhar para a música clássica latino-americana. O artista faz um registro emocionante e coeso de obras de diversos países diferentes, mostrando raízes comuns para a música de todo o continente. 

O álbum “Luz” foi realizado em formato de duo com a pianista chinesa Tingting Yao, e é um lançamento da Navona Recordings.

O novo disco vem na esteira de “Adoration – Music of The Americas”, álbum lançado pela Spice Classics, de Boston. Agora, Amaro busca ser um holofote para um repertório menos conhecido no cenário global com “Luz”. O disco conta com obras de Edmundo Villani-Cortes, Florence Price, Michael Tippett, Lawrence Brown, William Grant Still, Dimitri Cervo, Heitor Villa-Lobos, José Elizondo e Zequinha De Abreu.

Elogiado por seu “máximo comprometimento e sensibilidade com as diversas vozes dos compositores” (Fanfare Magazine), Amaro Dubois tornou-se conhecido por seu trabalho de expansão e popularização do repertório para viola por meio de projetos colaborativos no Brasil e na América do Norte.

Nascido e criado no Norte Fluminense, Amaro tem uma ampla experiência no ensino do violino e viola e no treinamento de câmara. Ele ministrou masterclasses para as Shelby County Schools em Memphis, e foi membro do corpo docente da Memphis Music Initiative, uma organização com a missão de investir na juventude por meio do engajamento musical transformador, criando oportunidades igualitárias para jovens negros e pardos na capital do Tennessee. Ele também atuou como professor e treinador de câmara para festivais de música, incluindo o Tennessee Valley Music Festival (2019). 

Amaro Dubois atualmente se apresenta com uma incrível viola feita em 1870 pelo renomado luthier Otto Erdesz. Agora, o músico se volta para o futuro da música erudita e de câmara com um olhar plural, diverso e de reconhecimento por compositores cujo trabalho merece ainda mais destaque. Nos próximos meses ele prepara uma turnê pela Europa e dois álbuns: “Sonatas Americas – one sonata from each America”, com leituras de composições de todas as partes do continentes e “The Voice of Viola”, com composições inéditas compostas para Amaro

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesLançamentos

A Garota da Agulha, filme pré-selecionado para o Oscar, será lançado na MUBI

A Garota da Agulha, suspense dramático pré-selecionado da Dinamarca para o Oscar...

LançamentosLiteraturaMúsica

Noel Rosa ganha novo perfil biográfico por André Diniz com discografia comentada

Noel, um perfil biográfico” (Numa Editora), de André Diniz, com capa de...

LançamentosMúsica

Rebeca Lindsay e Banda AR15 exaltam a música paraense com single “Inaceitável”

Atendendo aos pedidos dos fãs e marcando um momento histórico para a...

Foto por EDI OLIVEIRA
AgendaDançaMúsica

Festival Nas Batalhas com programação gratuita no Sesc São Paulo

Artistas como DJ Alex Luxury, Raquel Cabaneco, Ronaldo SnoBrock, Tiago Reis e...

Foto: Taylla de Paula
AgendaFestivaisMúsica

SE Mapping ocupa o centro histórico de Aracaju com arte e tecnologia

Em sua primeira edição, festival gratuito apresenta projeções de 18 obras inéditas...

LançamentosMúsica

Metal Polonês: Archangel lança single “In the Language of Lightning”

O projeto Archangel uma iniciativa profundamente pessoal e individual, apresenta o novo...

CríticasListasMúsica

Os melhores álbuns de 2024

MELHORES DISCOS NACIONAIS “CAJU” LINIKER  MELHOR DISCO NACIONAL DE 2024!!! Porque esse...

MúsicaNotícias

“Birds of a Feather” de Billie Eilish domina o Spotify em 2024

O mais recente sucesso de Billie Eilish, “Birds of a Feather”, alçou...