Zé Renato lança “Quando a noite vem”, um álbum com assinatura de intérprete

4
0

O cantor e compositor Zé Renato lança “Quando a noite vem”, álbum que ganha as plataformas de streaming e também o formato CD, via Biscoito Fino. Em abril o álbum estará disponível também no formato físico (CD).

Vindo de um álbum autoral (Bebedouro/2018) e projetos dedicados a Paulinho da Viola (“O Amor é um segredo”/2019) e Orlando Silva (“Orlando Mavioso”/2021), Zé Renato imprime agora a sua assinatura musical  a um repertório de outros compositores. “Uma boa parte deste disco está ligada à minha memória afetiva, da infância à adolescência. É desafiador cantar essas canções”, pontua Zé Renato. 

A atriz e diretora Patrícia Pillar assina a direção artística de “Quando a noite vem” e divide a escolha do repertório, feita a quatro mãos com Zé Renato. Patrícia produz e dirige projetos musicais desde 2003, entre eles o documentário “Waldick, Sempre no Meu Coração” (2008) e a Live beneficente “Nordeste pela Vida” (2020). “Fizemos uma playlist colaborativa e fomos colocando canções. E algumas delas já apontavam para o romantismo”, resume o artista capixaba.  As nove canções escolhidas terminam por traduzir o olhar diversificado de Zé Renato e Patrícia sobre a música pop romântica.

O novo álbum chega em clima de comemoração pelo Grammy Internacional que Zé Renato recebeu pelo álbum “Pasieros”, gravado com o grupo Boca Livre e o artista panamenho Rubén Blades.  A estatueta veio na categoria Melhor Álbum Pop Latino. 

“Quando a noite vem” começa comI Can’t Stop Loving You”, sucesso na voz de Ray Charles lançado no Brasil no começo dos anos 1960, cujo videoclipe inédito também estreia no dia 10. Já “Arrivederci Roma”, tema do filme de mesmo nome, de 1958, ganhou arranjo “totalmente inspirado em João Gilberto”, segundo Zé Renato. Lançadas previamente como singles, “Bom dia, tristeza” surge com novo arranjo do próprio músico; “Suave é a Noite” (versão para o português para “Tender is the night”) inspirou o título do disco, extraído do verso “tudo tem suave encanto, quando a noite

vem”. Para o dueto em “O Seu Olhar Não Mente”, Zé Renato convidou a cantora Céu.

O repertório do novo projeto de Zé Renato, que chega 4 décadas depois de seu primeiro disco solo, em 45 anos de trajetória musical, inclui ainda versões personalíssimas para “Esta Tarde Vi Llover” (clássico do compositor mexicano Armando Manzanero), “Encantado” (versão para “Nature Boy”), “Nenhuma Dor”, “O Seu Olhar Não Mente” e “Cantiga de quem está só”.

Um time de craques garante a excelência musical do projeto, formado por Cristóvão Bastos (pianos e arranjo), Dori Caymmi (violão e arranjo), Jaques Morelenbaum (violoncelo e arranjo), Jorge Helder (baixo), Marcelo Costa (bateria), Carlos Malta (flauta), Pedro Sá (guitarra), Ricardo Pontes (sax alto), Dirceu Leite (flauta), Rui Alvim (clarinete), Aquiles Moraes (trompete e flughelhorn)e Vanessa Rodrigues (orgão Hammond). Completam o time Bernardo Couto (guitarra portuguesa) e a St Petersburg Studio Orchestra, com direção de Kleber Augusto.

https://www.youtube.com/watch?v=GJ_AWLXBNFM

Repertório “Quando a noite vem”

1 – ARRIVEDERCI, ROMA (Allessandro Giovannini / Pietro Garinei / Renato Ranucci)

2 – BOM DIA, TRISTEZA (Adoniran Barbosa e Vinicius de Moraes)

3 – CANÇÃO DE QUEM ESTÁ SÓ (Evaldo Gouveia e Jair Amorim)

4 – ESTA TARDE VI LLOVER (Armando Manzanero)

5- I CAN’T STOP LOVING YOU (Don Gibson)

6 – NATURE BOY (Eden Ahbez) – versão Caetano Veloso

7 – NENHUMA DOR (Caetano Veloso/ Torquato Neto)

8 – O SEU OLHAR NÃO MENTE (Nanado Alves/Ilmar Cavalcanti)

Participações especiais: Céu, Mauro Refosco e Nonato Lima

9 – SUAVE É A NOITE (Sammy Fain/ Paul Francis Webster/ – Versão: Nazareno de Brito) 

Ficha Técnica do clipe “I Can’t Stop Loving You”

Direção: Adriana Penna & TocaVídeos

Fotografia: Luis Martino

Câmeras: Luis, Fernando Neumayer e Bruno Rocha

Montagem: Fernando Neumayer

Finalização: Luis Martino

Direção Geral: Patrícia Pillar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *