Após 10 anos sem voz, cantor lança música com ajuda de inteligência artificial

46
0

Astro do country norte-americano, Randy Travis enfrentou uma década de silêncio após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em 2013. No entanto, graças à inteligência artificial (IA), ele conseguiu recriar sua voz e lançar uma nova música intitulada “Where That Came From”, mostrando mais um exemplo de como a IA poderá ser benéfica em diferentes situações.

Com a ajuda de produtores de sua equipe, Travis treinou um modelo de IA utilizando 42 gravações originais de sua voz, com isolamento vocal. O software foi capaz de reproduzir os timbres, a dicção e a forma de cantar do artista, resultando em uma melodia completamente nova.

O clipe da música foi publicado no canal oficial de Randy Travis no YouTube e mostra momentos da gravação da faixa em estúdio, incluindo a captação de áudio dos outros instrumentos usados na composição.

Em uma publicação no Instagram, Randy Travis compartilhou sua jornada de superação. Há onze anos, após o derrame, ele não imaginava que seria capaz de participar de uma nova produção musical. No entanto, com o apoio de familiares, amigos, colegas, artistas e fãs, ele conseguiu criar a música que tanto desejava. “Eu aproveitei cada momento disso”, escreveu o artista.

O caso de Randy Travis não é único. Recentemente, os Beatles também lançaram uma música inédita com a ajuda da IA, extraindo a voz de John Lennon de uma demo antiga para completar a nova faixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *