Arqueólogos gregos descobrem monumento misterioso de 4.000 anos em colina destinada a novo aeroporto

65
1

Um grande edifício de pedra redondo de 4.000 anos descoberto no topo de uma colina cretense está intrigando os arqueólogos e ameaçando interromper um grande projeto de aeroporto na ilha turística grega.

O Ministério da Cultura da Grécia disse na terça-feira que a estrutura é uma “descoberta única e extremamente interessante” da civilização minoica de Creta, famosa por seus palácios suntuosos, arte extravagante e sistema de escrita enigmático. Assemelhando-se a uma enorme roda de carro vista de cima, as ruínas do edifício labiríntico de 1.800 metros quadrados (19.000 pés quadrados) vieram à tona durante uma escavação recente por arqueólogos.

O local estava reservado para uma estação de radar para atender a um novo aeroporto em construção perto da cidade de Kastelli. Com inauguração prevista para 2027, ele foi projetado para substituir o segundo maior aeroporto da Grécia em Heraclião e foi projetado para receber até 18 milhões de viajantes anualmente.

Os arqueólogos ainda não sabem para que servia a estrutura no topo da colina. Ela ainda está em escavação e não tem paralelos minoicos conhecidos. Então, por enquanto, os especialistas especulam que ela poderia ter sido usada para um ritual ou função religiosa.

Cercada por oito paredes de pedra escalonadas de até 1,7 metros (5,6 pés) de altura, a estrutura interna era dividida em espaços menores e interconectados e pode ter tido um teto cônico raso. “Pode ter sido usada periodicamente para cerimônias possivelmente rituais envolvendo consumo de comida, vinho e talvez oferendas”, disse a declaração.

“Seu tamanho, layout arquitetônico e construção cuidadosa exigiam trabalho considerável, conhecimento especializado e uma administração central robusta”, disse, acrescentando que certamente era algum tipo de edifício comunitário que se destacava em toda a área.

A ministra da Cultura Lina Mendoni, uma arqueóloga, prometeu que a descoberta seria preservada enquanto um local diferente seria procurado para a estação de radar. “Todos nós entendemos o valor e a importância do patrimônio cultural… bem como o potencial de crescimento” do novo projeto do aeroporto, ela disse. “É possível prosseguir com o aeroporto e, ao mesmo tempo, conceder às antiguidades a proteção que elas merecem.”

Ela disse que algumas de suas características eram comparáveis às antigas tumbas de colmeias minoicas cobertas com telhados cônicos escalonados e túmulos em outras partes da Grécia.

Até agora, pelo menos outros 35 sítios arqueológicos foram descobertos durante as obras do novo aeroporto de Kastelli e suas conexões rodoviárias, disse o ministério.

Com informações via CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Arqueólogos gregos descobrem monumento misterioso de 4.000 anos em colina destinada a novo aeroporto

  1. […] o mundo semana passada a notícia de que foi descoberto um monumento misterioso datado de quatro mil anos atrás numa área destinada […]