Ano passado foi anunciado que o Grupo Editorial Record anunciou que reeditaria a obra de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), agora a editora dá início aos trabalhos com o lançamento de um primeiro lote com quatro obras. O projeto faz parte das comemorações de 120 anos de nascimento do autor e dos 80 anos da Record.
Para aproximar o poeta mineiro das gerações mais jovens, os livros trazem novo projeto gráfico, assinado por Leonardo Iaccarino, e cada volume tem posfácio de um leitor ilustre de Drummond, ligados a várias áreas da cultura.
Alguma poesia, livro de estreia do autor lançado em 1930, traz posfácio do estilista e designer Ronaldo Fraga. Claro enigma, publicado em 1951, tem texto adicional do escritor moçambicano Mia Couto. Sentimento do Mundo (1940) vem com texto do escritor, filósofo e líder indígena Ailton Krenak. E Antologia Poética, original de 1962, está acompanhado de texto da cantora e compositora Zélia Duncan.
Os volumes têm trabalho extenso de dois grandes conhecedores da obra de Drummond, o professor Edmilson Caminha e o poeta Alexei Bueno. Na pesquisa, eles tiveram acesso a exemplares com anotações do poeta e outras fontes do acervo da família. Além dos posfácios, os livros trazem índice dos primeiros versos, bibliografia de Drummond e também de livros sobre ele, e uma cronologia que fala sobre os três anos imediatamente anteriores e posteriores ao lançamento original de cada obra.
No planejamento, a Record e a José Olympio, integrante do Grupo Editorial Record, devem lançar pelo mesmo 63 obras de Drummond nos próximos anos. A José Olympio será responsável pela publicação de edições especiais que resgatam projetos que marcaram época.
Aguardaremos essas obras.
Comente!