Parabéns para a Rede Globo, que decidiu cortar uma cena de beijo forçado na reprise da novela “Mulheres de Areia”, de 1993). A cena em questão foi retirada da exibição na última terça-feira, 24 de outubro, por “conta de adaptações aos novos tempos”.
Na cena, o personagem Alaor (interpretado por Humberto Martins) persegue Malu (Viviane Pasmanter), a alcança e rouba um beijo, mesmo com ela afirmando que não queria. Na época em que a novela foi exibida originalmente, a cena foi tratada com olhar cômico, visto que o casal na trama sempre era do tipo de ‘idas e vindas’ e brigavam por coisas pouco relevantes. No entanto, a Globo entende que o trecho passa um péssimo exemplo para os dias de hoje e não combina com os valores atuais da sociedade.
A emissora tem cortado algumas cenas em suas novelas reprisadas. Em “Malhação 1997”, uma cena que emulava black face e que iria ao ar na reprise realizada pelo canal Viva também teve corte. Por outro lado, na última novela “Vai na Fé”, a emissora optou por não exibir dois beijos do casal Clara (Regiane Alves) e Helena (Sztejnman), que são personagens com um relacionamento homoafetivo. Sinal que a sociedade brasileira ainda têm muito que evoluir e aceitar as diferenças.
A decisão da Globo de cortar a cena de beijo forçado em “Mulheres de Areia” é um reflexo das mudanças sociais e culturais pelas quais o mundo vem passando. A televisão é uma das principais formas de entretenimento e informação da sociedade, e é importante que as emissoras sejam responsáveis ao transmitir conteúdo para o público.









Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.