Chamado de “Biosphere”, o Bjarke Ingels Group (BIG) lançou recentemente um quarto de hotel em uma casa na árvore na Lapônia sueca, criando uma cabine esférica coberta por 350 casas de pássaros e suspensa entre as árvores da floresta de Harads.
Cada quarto é projetado para interagir com a floresta de uma maneira diferente, e cada um carrega sua própria identidade distinta.
A empresa criou uma estrutura em forma de esfera com um exterior coberto por 350 casas de pássaros. A equipe trabalhou ao lado do especialista em pássaros sueco Ulf Öhman e espera que a Biosfera aumente a população de pássaros na floresta.
“A instalação de ninhos de pássaros é uma medida importante a ser tomada. Além disso, as mudanças climáticas levam ao boom de insetos no início do ano e, quando os ovos das aves eclodem, o boom já passou. A alimentação é um importante mecanismo de apoio para as aves que ficam no norte da Suécia e necessitam de alimento durante o inverno.
Demonstrar o uso de ninhos de pássaros e alimentação, não apenas no Treehotel, mas para as pessoas instalarem perto de suas próprias casas, é valioso. Uma iniciativa do Treehotel para tomar tais medidas pode inspirar seus visitantes a fazer o mesmo.”
Os visitantes entram na Biosfera através de uma ponte suspensa. No interior, eles são transportados para um espaço que parece sombrio e isolado, com interiores em tons escuros e materiais orgânicos inspirados na plenitude das madeiras circundantes. Apesar de pequeno, o quarto tem tudo o que é necessário para uma estadia em hotel de luxo, incluindo um terraço na cobertura que oferece vista panorâmica da paisagem.
O escritório de arquitetura dinamarquês é o mais recente a cumprir a tarefa de criar um quarto para o Treehotel, conhecido por sua impressionante lista de cabines criadas por alguns dos principais arquitetos da Escandinávia.