No terceiro episódio de Iluminadas (Shining Girls), nova série do Apple TV+ que estreia nesta sexta-feira (29), Dan Velásquez, o personagem de Wagner Moura, surge em cena falando português com seu filho. O momento traz um vislumbre da vida pessoal de Dan, jornalista que ajuda Kirby (Elisabeth Moss) a encontrar o homem que tentou matá-la anos antes e foi fruto de um pedido do próprio ator.
“Eu pedi para falar português, é uma piscadela para o Brasil, para o meu país”, diz Moura em conversa com o Omelete. Ele admite que a ideia, a princípio, causou estranhamento para a showrunner Silka Luisa, que adaptou a série a partir do livro homônimo e queria manter as origens caribenhas do personagem – no papel, porto-riquenho.
A roteirista, no entanto, aceitou a sugestão para tornar o personagem brasileiro, e gostou do resultado. “Ela veio falar comigo depois e disse que foi a melhor coisa. Porque é orgânico, né? É orgânico eu falar com aquela criança em português. Nos Estados Unidos, há vários lares em que há essa mistura, em que o pai fala em português e a criança responde em inglês. Então eu quis falar na minha língua também”.
Dan ainda permitiu a Moura retornar a outra de suas raízes: o jornalismo. O ator é formado pela Universidade Federal a Bahia e chegou a exercer a profissão antes de se dedicar à carreira de ator. “Uma coisa que eu gosto muito é que o Dan é um excelente jornalista, e isso para mim é uma coisa muito legal, porque eu sou jornalista também e tenho muita admiração pelos jornalistas”, diz ele, que também fica feliz de trazer às telas um exemplo positivo em um momento em que a profissão é tão atacada.
“Hoje o jornalismo está em xeque”, diz. “Você vê Trump e Bolsonaro falando merda sobre jornalistas, desacreditando o trabalho de jornalistas, assessor se informando pelas redes sociais, esse tanto de fake news… então acho importante apresentar um personagem que seja um jornalista”.
Matéria via site Omelete
Comente!