Num dos momentos mais lamentáveis da história recente dos Jogos Olímpicos, a nadadora brasileira Ana Carolina Vieira foi expulsa da delegação brasileira nas Olimpíadas de Paris-2024 após uma série de incidentes que culminaram em atos de indisciplina e uma reação agressiva. A decisão foi anunciada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) na manhã deste domingo.
Segundo informações, Ana Carolina Vieira e o nadador Gabriel Santos deixaram a Vila Olímpica sem autorização na noite da última sexta-feira, dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos para passear pela cidade e tirar fotos. Enquanto Gabriel Santos recebeu apenas uma advertência, Ana Carolina acabou sendo expulsa após péssimo comportamento e brigas com a equipe olímpica do Brasil. A infração foi descoberta pelo staff através de postagens feitas nas redes sociais.
De acordo com Gustavo Otsuka, chefe da natação brasileira, Ana Carolina teve uma reação agressiva ao contestar mudanças na formação do revezamento 4×100 metros livre, prova na qual competia. “A única forma que a gente colocou sobre a agressividade foi durante as conversas sobre as mudanças no revezamento. Foi nesse momento e nesse período que achamos por bem levar à comissão disciplinar essa situação e as condições dentro do que o próprio regulamento exige”, explicou Otsuka.
Ana Carolina Vieira, de 22 anos, já possui um histórico de problemas disciplinares. No Troféu Brasil de 2023, ela buscou uma briga com a nadadora Jhennifer Conceição após perder a competição para a atleta, resultando em agressões físicas e um registro na delegacia de Boa Viagem. Apesar disso, a CBDA não levou esse incidente em consideração ao definir a punição atual.
A expulsão de Ana Carolina Vieira é um golpe para a equipe brasileira de natação, que contava com a atleta para as provas de revezamento. A nadadora, que já conquistou medalhas de ouro e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago no ano passado, agora enfrenta um futuro incerto em sua carreira esportiva.
Lamentável!
Comente!