O casal alemão Jantje Friese e Baran bo Odar, criadores e produtores as séries “Dark” e “1899”, da Netflix, participaram de um painel na Rio2C na quinta-feira (13). No evento no Rio de Janeiro, a dupla falou sobre a transição que fizeram de produtores de longas-metragens para criadores de uma série.
“Na primeira temporada, não tínhamos ideia de como fazer uma série. Fizemos como um filme, e isso foi muito benéfico, porque conseguimos criar mudanças ao longo do caminho, porque o início ficou aberto. Foi um longo processo, mas acabamos aprendendo como fazer”, disse Jantje. “Éramos grandes fãs de ‘Lost’ e adoramos enigmas e códigos, ficamos obcecados com isso quando assistimos à série. Queríamos fazer algo assim com ‘Dark’. Funcionou porque há muitos nerds que gostam dessas coisas, como nós”, afirmou Odar.
Houve a exibição de um vídeo com o making of de “1889”, destacando a tecnologia imersiva que foi usada na gravação, com o megatelão chamado “The Volume”, que permitiu criar digitalmente, ao vivo, os cenários para a filmagem. “Planejamos filmar ‘1889’ de maneira tradicional, em locações e com sets imensos em estúdios, mas aí aconteceu a pandemia. Quando a Netflix nos mostrou a tecnologia, vimos que era a solução para os nossos problemas, e nos sentimos como crianças com um brinquedo novo. Quase ninguém havia usado ela ainda, conversamos com os responsáveis por ‘The Mandolarian’, que haviam usado, e eles nos ajudaram muito a não cometer certos erros”, disse Odar.
No que tange à série, foi levantado também o episódio da acusação de plágio que o casal sofreu no fim do ano passado, quando a quadrinista brasileira Mary Cagnin usou as redes sociais para apontar semelhanças da série “1899” com sua graphic novel “Black Sience”. Friese e Odar não fugiram da pergunta.
“Não roubamos nada. Isso nos abalou muito emocionalmente e estamos tentando superar esse episódio“, declarou Friese.
Odar disse ainda que a dupla tentou entrar em contato com a autora brasileira para esclarecer de vez a questão, mas não tiveram retorno.
*Informações via assessoria de imprensa Rio2C e site Omelete
Odiei a Netflix por ter cancelado a série 1899 , odeio quando acompanho uma série e acontece isso. Depois dessa, não assisti mais nenhum lançamento dessa plataforma. Quem garante que não será cancelada! A Netflix matou meu desejo de acompanhar seus produtos,com essa mania de cancelamento,já que está não foi a primeira…