Cansadas dos estereótipos de representação da figura feminina e movidas pelo amor por quadrinhos, às minas do blog Lady’s Comics foram em busca de financiamento coletivo para dar luz ao 1º encontro Lady’s Comics: Transgredindo a representação feminina nos quadrinhos.
É difícil de acreditar que um evento desses finalmente vai acontecer, e digo isso da forma mais contente e satisfeita possível. Explico. A partir de uma perspectiva feminista, a aproximação entre mulheres para debater o “perceber-se mulher” é importantíssima (igualmente para mulheres cis e trans). Levando-se em conta que, de forma geral, a história das HQs teve por muito tempo um protagonismo masculino, um evento que nos possibilita o desenvolvimento da questão: “onde, nos quadrinhos, nos encontramos e nos identificamos como mulheres?”, é marco da nossa reinvenção da história e também de nós mesmas. Assim, assumimos o protagonismo de nossas próprias criações, tanto no fazer (roteiro, desenho, cor) quanto no pensar (escrever, debater). E como é bom ter um espaço para discutirmos essas questões!
Contando com a participação de quadrinistas incríveis como LoveLove6, Sirlanney, Chiquinha, Samanta Flôor, Cynthia Bonacossa, Beatriz Lopes, Fefê Torquato e muitas outras, em 43 dias o projeto atingiu sua meta no catarse. Por isso fiquemos felizes: vai ter mina discutindo quadrinhos, sim!
A entrada para o evento é adquirida através do apoio ao financiamento: www.catarse.me/pt/ladyscomics. O apoio rola até dia 19 de Agosto, ou seja, ainda dá tempo de contribuir e conseguir o ingresso junto com outras recompensas também.
O 1° encontro Lady’s Comics vai rolar em Belo Horizonte, no dia 25 de outubro, no Centro Universitário UNA.
Abaixo, a programação muito bem pensada e transgressora do evento:
O Ambrosia vai fazer uma cobertura (não-oficial) do evento pra que ninguém fique de fora.
Meus parabéns às meninas do Lady’s Comics e que o evento reverbere e floresça.
Comente!