Há uma coragem quase insolente em confiar na capacidade de um leitor de “ouvir” o papel em branco. Em Doce Jazz (Editora Têmpora), a roteirista Mylle Silva e a ilustradora Melissa Garabeli renunciam à muleta das palavras para erguer uma narrativa inteiramente calcada no ritmo, na atmosfera e no fôlego. O resultado não é apenas um quadrinho mudo, mas uma partitura visual que traduz o desconcerto de existir em solo estrangeiro.
A premissa acompanha a jornada de Elisa ao desembarcar no Japão — uma imersão abrupta onde o choque cultural não se dá apenas pelo choque estético, mas pelo mutismo imposto pela barreira linguística. Sem balões ou legendas, o roteiro de Silva assume um risco imenso e compensador: transformar a ausência de diálogos em um espelho fiel da solidão da protagonista. Cada gesto contido, cada olhar perdido e cada tentativa frustrada de conexão ganham uma densidade dramática que ecoa com assombrosa verossimilhança.
Nesse vazio de vozes, o jazz surge como a única língua franca possível. A música não funciona como mero ornamento nostálgico, mas como um subterfúgio existencial — uma âncora invisível que religa Elisa ao mundo e às pessoas ao seu redor.
Visualmente, a obra encontra sua pulsação no traço de Melissa Garabeli. Trabalhando com uma paleta que transita magistralmente entre a frieza melancólica dos dias solitários e o fulgor âmbar dos pequenos bares e encontros, a ilustradora cria uma sinestesia magnética. O leitor quase consegue cheirar o café fumegante, sentir a textura do papel molhado e escutar a sutil linha do contrabaixo ecoando nas páginas.

Publicado pela Têmpora, o álbum se consagra como uma obra de raro lirismo no cenário brasileiro.
