Quadrinhos

As mulheres e pin-ups de Dan DeCarlo reunidas pela Fantagraphics

Compartilhe
Compartilhe

Provavelmente você conhece “Archie“, “Josie e as Gatinhas” ou “Sabrina – Aprendiz de Feiticeira“, séries em quadrinhos bastante populares em todo mundo que avançaram também para outras mídias, como o cinema e a televisão. Pois boa parte do sucesso da série se deve ao competente trabalho do ilustrador Dan DeCarlo, que por mais de 40 anos trabalhou neste universo, influenciando inúmeros artistas contemporâneos.

O que nem tantos sabem é que antes de definir um estilo para a revistas teens, DeCarlo trabalhou entre 1956 e 1963 ilustrando cartuns sensuais para a linha de revistas adultas Humorama. Mas contas a interessante história do ilustrador requer que voltemos mais ao passado, quando DeCarlo conheceu e se apaixonou e casou com francesa Josie Dumont enquanto soldado na Segunda Guerra Mundial. De volta a Nova Iorque, DeCarlo não conseguiu emprego como ilustrador e passou os anos seguintes fazendo os mais diversos “bicos”, mas sua situação economica se tornou insustentável e sua esposa optou por voltar para a Europa com sua filha enquanto DeCarlo não conseguia estabilidade financeira.

A sorte de DeCarlo mudou quando sua irmã lhe apresentou um anúncio da Timely Comics (editora que viria a se tornar a Marvel Comics) procurando ilustradores para suas populares séries em quadrinhos. Contratado por Stan Lee, DeCarlo aproveitou a oportunidade para trazer sua família de volta e passou a trabalhar com sucesso em revistas juvenis da época, mas seu sonho de trabalhar com revistas só se concretizou quando  Stan Lee, aproveitando o talento do ilustrador para ganhar um dinheiro extra, o apresentou a Martin Goodman, presidente da Timely e da Humorama, em troca de 10% do dinheiro ganho com cada ilustração para as revistas adultas. E assim Dan DeCarlo, que nas ilustrações adultas assinava DSD na tentativa de manter-se incógnito, passou os anos seguintes desenhando centenas de ilustrações eróticas em paralelo com seu trabalho nos quadrinhos, até o mercado ser destruído pelo livro Sedução do Inocente e o ilustrador, traumatizado pela experiência de pobreza anterior, optar por se dedicar somente ao universo da editora Archie Comics.

Ver o trabalho de Dan DeCarlo no livro “The Pin-up Art of Dan DeCarlo”, da editora Fantagraphics, é mergulhar em um universo alternativo onde Betty, Veronica, Sabrina cresceram e vivem situações lascivas que resumiam o desejo sexual dos homens no momento anterior a revolução sexual do século XX. E praticamente cada ilustração, cerca de 200, é ainda acompanhada por uma gag cômica.

DeCarlo faleceu em 2001, abaixo uma galeria com algumas fotografias tiradas do livro.

Compartilhe
Por
Sal -

on drums

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaLiteraturaQuadrinhos

Evento na Gibiteca de Curitiba celebra impacto de “O Mágico de Oz”

O projeto NA-NU na Gibiteca de Curitiba chega a sua terceira edição...

NotíciasQuadrinhos

Supergirl: Mulher do Amanhã ganha edição de luxo no Brasil

A aclamada minissérie “Supergirl: Mulher do Amanhã” está prestes a ganhar uma...

LiteraturaNotíciasQuadrinhos

Alan Moore: o fandom como uma “praga grotesca” na sociedade

Alan Moore, renomado escritor de quadrinhos por obras como Watchmen e V...

NotíciasQuadrinhos

Encontro de Naruto e Tartarugas Ninja ganha primeiras imagens

As primeiras páginas do encontro nos quadrinhos entre Naruto e As Tartarugas...

MangáNotíciasQuadrinhos

Mangá de Dragon Ball Super retornará após morte de Akira Toriyama

Os fãs de Dragon Ball Super estão sendo pegos de surpresa com...

CríticasQuadrinhosSériesTV

The Boys 4, a resenha: velhas fórmulas e novas fases

Nos últimos dois meses, três séries altamente aguardadas estrearam, causando grande entusiasmo...

NotíciasQuadrinhos

X-Men: nova série apresenta Ransom, o primeiro mutante argentino

Na mais recente edição em quadrinhos de “The Uncanny X-Men”, a Marvel...