em

Avante Vingadores!

avengers02

A Marvel queria um grupo que rivalizasse com a Liga da Justiça, mas o anos se passaram até a idéia sair do papel. O surgimento da equipe remonta a 1960, quando a DC Comics decidiu reunir seus heróis mais populares e formar a Liga da Justiça. O sucesso foi estrondoso que a Marvel resolveu apostar na mesma idéia.

avengers-by-alex-rossOcorre que diferente da concorrente a Casa das Idéias não reuniu seus heróis mais populares, ela resolveu optar por reunir alguns heróis não tão populares na época. A equipe inicialmente contava apenas com Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem-Formiga e Vespa.

Hulk largou a equipe na segunda edição e na edição número oito os Vingadores encontram o Capitão América congelado. Com o herói da 2ª Guerra em suas fileiras, os Vingadores se consagram como a maior equipe de super-heróis da Marvel, mas na minha opinião ela nunca teve o mesmo carisma e o mesmo nível de histórias que a Liga da Justiça da DC, até o século XXI.

avengers05Nos anos 60, tivemos a criação da equipe, e foram os marcos desta década o ingresso do Capitão América, em como a primeira dissolução (de várias que viriam), que os heróis passariam. Assim coube ao Capitão América, junto com três ex-criminosos (Mercúrio, Feiticeira Escarlate e Gavião Arqueiro) levarem adiante a equipe. A década de 60 terminou com o ingresso do Visão e do Pantera Negra.

Com a chegada dos anos 70, os Vingadores tiveram uma fase memorável, Roy Thomas, Neal Adams, George Pérez, Jim Shooter, John Byrne, a equipe estava definitivamente em ótimas mãos.Foram destaque deste período a Guerra Kree-Skrull, o casamento de Visão e Feiticeira Escarlate e a criação da Jocasta.

avengers10

O universo estava em expansão com novas equipes, novos personagens e algumas polêmicas marcaram os Vingadores no anos 80.  Apesar de ser considerado um período pouco criativo na história da equipe, algumas grandes sagas surgiram nessa década. Jim Shooter se aprofundou na personalidade de Hank Pym e em suas várias personalidades, tivemos o combate mais famoso da equipe contra Kang, a entrada da Capitã Marvel na equipe e a primeira vez que a Feiticeira Escarlate enlouquece, isso sem mencionar a criação dos Vingadores da Costa Oeste.

Após o intragável período dos anos 90 e a fase Rob Eu Sou Um Lixo Liefeld na saga Heróis Renascem, os Vingadores entraram no século XXI em grande estilo.

avengers01 avengers00

avengers06avengers09

Com o arco Vingadores: A Queda, temos o fim de uma era. A Feiticeira Escarlate enlouquece de vez e mata vários membros da equipe, manda outros para o hospital e no final temos o fim dos Vingadores.

Brian Michael Bendis foi o responsável pelo fim da equipe e o mesmo responsável pela criação dos Novos Vingadores, tem início a primeira de grandes mudanças que o novo século traria à equipe.

newavengers01 newavengers03 newavengers05

Os Novos Vingadores são Capitão América, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Mulher-Aranha, Luke Cage, Wolverine e Sentinela. A equipe permanece dessa maneira até os eventos da Guerra Civil, onde mais uma vez a equipe é desmantelada, mas dessa vez porque parte da equipe segue o Homem de Ferro e a outra o Capitão América.

O Capitão América morreu, o Homem de Ferro se tornou o homem mais poderoso do mundo, cada estado americano ganhou sua equipe de Vingadores até que em 2008, os Skrulls invadem nosso planeta, em um plano ousado que teve início justamente após os eventos da Guerra Kree-Skrull.

newavengers02 mightyavengers00 mightyavengers01

Um aviso muito importante, se você não gosta de spoilers, recomendo que pare de ler o artigo aqui!

newavenegrsyoungavengersPara os que resolveram continuar, os eventos da Invasão Secreta começam de maneira agoniante, sem saber quem é um skrull e quem não é, os Vingadores são atacados por um membro de dentro da equipe, a Mulher-Aranha que é na verdade a Rainha Skrull, e líder de toda a Invasão Secreta.

A saga termina com uma batalha nunca vista antes em um quadrinho que resulta na morte da Vespa e na proclamação de Norman Osborn como o maior herói da Invasão Secreta e dando a ele o poder antes concedido a Tony Stark, agora um foragido da lei.

darkavengers03E é em Reino Sombrio que temos as maiores mudanças, apenas para se ter uma idéia, teremos 4 equipes de Vingadores, os Vingadores Sombrios, os Poderosos Vingadores, os Novos Vingadores e os Jovens Vingadores.

Nem sempre concordo com o que Joe Quesada faz com a Marvel, porém algo que tenho achado muito interessante é tom de cinza que os heróis e vilões têm adotado. Não existe mais os bons e maus, tanto heróis como o Homem de Ferro ou os vilões como Norman Osborn podem estar sucetíveis a atos heróicos ou a atrocidades terríveis.

Isso definitivamente leva os Vingadores e todo o universo Marvel, a histórias muito interessantes e muito mais próximas da realidade do que as da DC.

Opiniões

Deixe sua opinião!

Participe com sua opinião!

Carregando

0