em

Avante Vingadores!

avengers02

A Marvel queria um grupo que rivalizasse com a Liga da Justiça, mas o anos se passaram até a idéia sair do papel. O surgimento da equipe remonta a 1960, quando a DC Comics decidiu reunir seus heróis mais populares e formar a Liga da Justiça. O sucesso foi estrondoso que a Marvel resolveu apostar na mesma idéia.

avengers-by-alex-rossOcorre que diferente da concorrente a Casa das Idéias não reuniu seus heróis mais populares, ela resolveu optar por reunir alguns heróis não tão populares na época. A equipe inicialmente contava apenas com Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem-Formiga e Vespa.

Hulk largou a equipe na segunda edição e na edição número oito os Vingadores encontram o Capitão América congelado. Com o herói da 2ª Guerra em suas fileiras, os Vingadores se consagram como a maior equipe de super-heróis da Marvel, mas na minha opinião ela nunca teve o mesmo carisma e o mesmo nível de histórias que a Liga da Justiça da DC, até o século XXI.

avengers05Nos anos 60, tivemos a criação da equipe, e foram os marcos desta década o ingresso do Capitão América, em como a primeira dissolução (de várias que viriam), que os heróis passariam. Assim coube ao Capitão América, junto com três ex-criminosos (Mercúrio, Feiticeira Escarlate e Gavião Arqueiro) levarem adiante a equipe. A década de 60 terminou com o ingresso do Visão e do Pantera Negra.

Com a chegada dos anos 70, os Vingadores tiveram uma fase memorável, Roy Thomas, Neal Adams, George Pérez, Jim Shooter, John Byrne, a equipe estava definitivamente em ótimas mãos.Foram destaque deste período a Guerra Kree-Skrull, o casamento de Visão e Feiticeira Escarlate e a criação da Jocasta.

avengers10

O universo estava em expansão com novas equipes, novos personagens e algumas polêmicas marcaram os Vingadores no anos 80.  Apesar de ser considerado um período pouco criativo na história da equipe, algumas grandes sagas surgiram nessa década. Jim Shooter se aprofundou na personalidade de Hank Pym e em suas várias personalidades, tivemos o combate mais famoso da equipe contra Kang, a entrada da Capitã Marvel na equipe e a primeira vez que a Feiticeira Escarlate enlouquece, isso sem mencionar a criação dos Vingadores da Costa Oeste.

Após o intragável período dos anos 90 e a fase Rob Eu Sou Um Lixo Liefeld na saga Heróis Renascem, os Vingadores entraram no século XXI em grande estilo.

avengers01 avengers00

avengers06avengers09

Com o arco Vingadores: A Queda, temos o fim de uma era. A Feiticeira Escarlate enlouquece de vez e mata vários membros da equipe, manda outros para o hospital e no final temos o fim dos Vingadores.

Brian Michael Bendis foi o responsável pelo fim da equipe e o mesmo responsável pela criação dos Novos Vingadores, tem início a primeira de grandes mudanças que o novo século traria à equipe.

newavengers01 newavengers03 newavengers05

Os Novos Vingadores são Capitão América, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Mulher-Aranha, Luke Cage, Wolverine e Sentinela. A equipe permanece dessa maneira até os eventos da Guerra Civil, onde mais uma vez a equipe é desmantelada, mas dessa vez porque parte da equipe segue o Homem de Ferro e a outra o Capitão América.

O Capitão América morreu, o Homem de Ferro se tornou o homem mais poderoso do mundo, cada estado americano ganhou sua equipe de Vingadores até que em 2008, os Skrulls invadem nosso planeta, em um plano ousado que teve início justamente após os eventos da Guerra Kree-Skrull.

newavengers02 mightyavengers00 mightyavengers01

Um aviso muito importante, se você não gosta de spoilers, recomendo que pare de ler o artigo aqui!

newavenegrsyoungavengersPara os que resolveram continuar, os eventos da Invasão Secreta começam de maneira agoniante, sem saber quem é um skrull e quem não é, os Vingadores são atacados por um membro de dentro da equipe, a Mulher-Aranha que é na verdade a Rainha Skrull, e líder de toda a Invasão Secreta.

A saga termina com uma batalha nunca vista antes em um quadrinho que resulta na morte da Vespa e na proclamação de Norman Osborn como o maior herói da Invasão Secreta e dando a ele o poder antes concedido a Tony Stark, agora um foragido da lei.

darkavengers03E é em Reino Sombrio que temos as maiores mudanças, apenas para se ter uma idéia, teremos 4 equipes de Vingadores, os Vingadores Sombrios, os Poderosos Vingadores, os Novos Vingadores e os Jovens Vingadores.

Nem sempre concordo com o que Joe Quesada faz com a Marvel, porém algo que tenho achado muito interessante é tom de cinza que os heróis e vilões têm adotado. Não existe mais os bons e maus, tanto heróis como o Homem de Ferro ou os vilões como Norman Osborn podem estar sucetíveis a atos heróicos ou a atrocidades terríveis.

Isso definitivamente leva os Vingadores e todo o universo Marvel, a histórias muito interessantes e muito mais próximas da realidade do que as da DC.

16 opinaram!

Deixe sua opinião!
  1. Bons tempos: Roy Thomas, Kurt Busiek, John Byrne, lápis de Perez, Buscema, Byrne…ahhh, por que as coisas boas não duram para sempre?

  2. “A saga termina com uma batalha nunca vista antes em um quadrinho”

    Eu já vi isso diversas vezes, desde crise nas infinitas terras até na guerra secreta da propria Marvel.

  3. Bom, eu devo confessar que fiquei arrepiado com a página dupla, onde de um lado estavam os principais heróis e vilões da Marvel e de outro uma hora de skrulls, em pleno Central park e Tony stark dá o grito de guerra Avanete Vingadores.

    Nunca vi isso antes e nunca me senti assim antes. Mes fez lembrar a batalha nos campos de Pelenor em Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.

  4. E TODA Tropa e TODOS os heróis da Terra em Nova York contra a Tropa Sinestro?

    Eu ainda achei mais foda ainda… SPOILERS!!!

    Os 52 Supermen no final da Crise Final.

  5. A cena do central park no final de invasão secreta foi uma das piores da Marvel de todos os tempos… os caras resolveram terminar um conflito global lutando num parquinho? Preai né? Nem a luta final da Guerra dos Aneis perto da estatua da liberdade foi tão forçada quanto essa.

    • Pior que os Skrulls estão com vários poderes e não conseguem matar um herói da Terra, o Homem-de-Ferro com armadura obsoleta consegue capturar uma nave mãe sozinho. ¬¬

      Os Skrulls são a raça mais imbecil do universo. Eles tem que ter umas aulinhas com o Darkseid de como faz uma invasão secreta.

    • SPOILERS!

      Por isso que odiei Guerra Civil e Invasão Secreta, maior confusão para um desfecho ridículo.

      Única coisa importante que tiramos dai foi a Morte do Cap. América. Porque a identidade do Aranha não é mais publica e o Homem-de-Ferro não manda mais em nada, praticamente voltamos a estaca zero.

      Enquanto isso na Crise Final, tivemos a morte do Batman, “desaparecimento” da Trindade, histeria mundial, desespero dos super-heróis, quase destruição do Multiverso e retorno do maior herói da Era de Prata, Barry Allen.

      Enquanto os Skrulls se disfarçavam de Elektra, Jaqueta Amarela, Capitão Mar-Vell e Mulher-Aranha, o Darkseid contava com 90% dos heróis da terra em seus exércitos. Repetindo, ele fez tudo isso SOZINHO! Cassandra Nova morra de inveja, hehehe!

  6. Realidade não existe. rs
    E por mais “realista” que seja os Vingadores, eles sempre serão um time cópia ao marco da criação da Sociedade e revitalizado na Liga da DC.
    Não por isso seja ruim, pelo contrario, os Vingadores são a maior prova que a idéia ORIGINAL da DC de uma equipe é boa e funciona. Casa das idéioas alternativas isso sim rs originais nunca.

    Mas adoro os Vingadores dos anos 70 e 80, sou fazão mesmo mas em especial adoro os Vingadores da Costa Oeste do Byrne!

  7. >Resultado da Invasão Secreta: Vespa morta
    >Resultado da Crise Final: Batman morto

    E qual dos dois você acha que vai ser revivido mais rápido?

    E mais:

    Resultado da Invasão Secreta: Norman Osborn no comando de todos os super-heróis registrados, Homem de Ferro fugitivo, a Iniciativa desestruturada, o fim da SHIELD, Nick Fury comandando um grupo de guerreiros secretos para descobrir os podres governamentais.

    Resultado de Crise Final: A Terra volta a ser como era. O Batman não está morto, apenas foi condenado a uma punição “impossível de escapar”, exceto que o Sr. Milagre já escapou dela antes.

    Tiago José “Deicide” Galvão Moreira

  8. Ah, esqueci de outros resultados, para ser justo:

    – Invasão Secreta: Mockingbird retorna dos mortos.

    – Crise Final: Barry Allen (o flash original) retorna dos mortos.

    Acrescentem outros, conforme acharem necessário.

  9. realmente a liga da justiça sempre foi melhor que os vingadores,antes…atualmente,ou melhor desde a queda que os vingadores roubaram a cena e a liga da justiça ficou para tras,atualmente a liga é formada por perdedores e herois ruins,mas os vingadores atualmente é o melhor gibi da marvel,sem duvida…
    tanto que novos vingadores ganhou como melhor mix da panincomics e o melhor grupo foi os vingadores..
    por isso eu digo:

    AVANTE VINGADORES!!!

  10. A LIGA DA JUSTIÇA ANTIGAMENTE,QUANDO ERA FORMADA POR SUPERMAN,BATMAN,MULHER MARAVILHA ,FLASH…E OUTROS ERA MUITO MELHOR QUE OS VINGADORES,MAS AGORA DA VONTADE DE RIR DESSA PORCARIA QUE A DC CHAMA DE LIGA DA JUSTIÇA…

Deixe sua opinião