em ,

AVEC traz a clássica HQ europeia January Jones

“January Jones: Corrida Contra a Morte” é a nova graphic novel que a Avec Editora traz às principais livrarias brasileiras a partir dessa semana, marcando sua entrada na publicação de quadrinhos europeus. Criada em 1986 pelos holandeses Martin Lodewijk (roteirista) e Eric Heuvel (ilustrador), January Jones é uma série consagrada no mercado Franco-Belga de Banda Desenhada; já foi publicada na Holanda, Portugal, Bélgica e França – país em que ganhou seis álbuns de luxo. Uma espécie de precursora de Lara Croft, a heroína January Jones foi criada misturando as características de personagens fictícios (Indiana Jones e TinTin) e figuras históricas – como a aviadora Amelia Earhart e a espiã Mata Hari.

Influenciado pelo desenhista Herge (criador de TinTin), Heuvel afirma que todos os ingredientes visuais do “Estilo Linha Clara” de quadrinhos estão presente em January Jones: “Por causa do estilo, é possível exagerar nas características físicas. Então, JJ sempre será retratada de maneira sexy e volumosa”. Esse estilo, popular na França e Bélgica, é caracterizado pela aventura, muita ação, humor e suspense. “January Jones é a sucessora de TinTin na Europa. Sou fã de TinTin e creio que ela não deixa a peteca cair. Senti aquela nostalgia de estar vendo um filme da Sessão da Tarde do estilo Incríveis Homens e suas Máquinas Maravilhosas”, revela o editor da Avec Artur Vecchi.

january2

A versão nacional de January Jones conta com notas de rodapé explicando cidades e figuras históricas. “Foi uma ideia do nosso tradutor e consultor de banda desenhada Paulo Henrique Tirre que apoiamos. Uma vez que essa história se passa um pouco antes da Segunda Guerra Mundial e a nossa heroína está em um rali que sai da Estônia e vai até Monte Carlo, as explicações foram necessárias”, salienta Artur.

O lançamento dessa graphic novel no Brasil em formato de luxo também causou um alvoroço nos fãs holandeses: “Fizemos book trailer, temos uma cosplayer que tirou foto junto a um avião DC3. Eric Heuvel, nos mandou uma arte original para o livro que nunca tinha sido publicada”. “January Jones: Corrida Contra a Morte” já está em pré-venda com 14% de desconto na loja online da Avec Editora através desse link. Esse clássico das histórias em quadrinhos europeias também poderá ser adquirido, em breve, nas grandes livrarias do Brasil

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0