Em mais uma obra que traz um importante resgate histórico carregado de emoção, Paco Roca conta como a sociedade espanhola foi construída sobre o esquecimento dos executados da ditadura franquista. O Abismo do Esquecimento (formato 24 x 17 cm, 296 páginas), graphic novel do cartunista valenciano que está sendo lançada pela Devir, aborda a exumação das vítimas do Franquismo através da história de Pepe Celda, assassinado em 1940 e da luta de sua filha Pepica para recuperar os seus restos mortais.
Paco Roca juntamente com o historiador Rodrigo Terrasa se aventuraram no passado para resgatar a história verdadeira de dois personagens reais para conceber um poderoso exemplo das dezenas de milhares de espanhóis que sofreram retaliações violentas após o término da Guerra Civil Espanhola. Além disso, acompanhamos Pepica Celda em sua jornada para desvendar as amargas verdades de um país que insiste em ignorar sua própria história.
O Abismo do Esquecimento teve sua primeira edição de quarenta mil exemplares esgotada na Espanha em apenas um mês após seu lançamento. Paco Roca também tem publicados no Brasil, pela Devir, os quadrinhos Rugas, A Casa, Regresso ao Éden e Acasos do Destino e pela Conrad, Filhos de Alhambra: As viagens de Alexandre Ícaro.
Comente!