Blue Exorcist vol. 01

60
0

Blue Exorcist é uma obra que emana uma aura especial, algo que se percebe assim que se começa a ler, conhecer os personagens e situar o contexto no qual a história se desenrolará. De Kazue Kato, iremos analisar o primeiro volume dessa série de mangás, publicados por aqui pela JBC.

Ao no Exorcist – título original da obra – conta as aventuras de Rin Okumura, um jovem muito especial que, como descobrimos neste primeiro volume, que ele e seu irmão gêmeo Yukio Okumura possuem um segredo importante para os exorcistas. Ambos seriam criados pelo pai adotivo, Shiro Fujimoto, um sacerdote da Ordem da Verdadeira Cruz que, além de servir como sacerdote, também era um exorcista respeitado.

Desde seu nascimento, Rin e Yukio tinham comportamentos diferentes, sem dúvida motivados por sua ancestralidade, enquanto Rin carrega dentro de si o sangue de um demônio, Yukio não teria, pois seu corpo não era digno de suportá-la. Seu pai adotivo optou por esconder a verdade, na esperança de poder colocar sua vida de volta nos trilhos e não ter que enfrentar seu legado.

Apesar de tudo, essa diferença demoníaca entre irmãos é algo que. é perceptível a partir do momento em que ambos entram em cena. O autor define personalidades de ambos os irmãos de acordo com o que cada um realmente é, enquanto Rin nos é apresentado como um menino irresponsável que continuamente se mete em brigas e encrencas, seu irmão Yukio é um aluno responsável, que um dia quer ser médico – muitas vezes teve que praticar primeiros socorros no irmão para curar as feridas de suas diabrices. Diferenças que Yukio também detectou e para as quais se vem preparando secretamente.

A história toma um rumo frenético quando Rin se envolve em uma briga decisiva contra alguns adolescentes possuídos por demônios – algo que ele parece detectar, embora não acredite muito, afinal, demônios não existem, certo? Durante o confronto, insultam seu irmão, desrespeitando-o para provocá-lo. Movido pela raiva, Rin revela poderes que até então estavam contidos, graças a um feitiço de seu pai para mantê-los ocultos usando a espada Komaken. Ao desembainhar a espada, Rin enfrenta uma transformação irreversível, abandonando sua humanidade para sempre.

Com a morte de seu pai adotivo, Rin escolherá vingar sua morte seguindo o caminho de Shiro e se tornando um exorcista para poder enfrentar o demônio e vingá-lo, embora para isso terá que passar por um caminho difícil que envolverá entrar na academia de exorcista dirigido por Mephisto Pheles. Lá encontraremos uma agradável surpresa que marcará o futuro dos demais volumes.

A trama promete muito. Apenas descrevi a sinopse que aparece na contracapa deste primeiro número para contextualizá-los sobre o que parece ser um grande shonen. Dos três capítulos extensos que compõem este primeiro volume, o primeiro serve como introdução do protagonista e do seu ambiente, narrado de forma sólida.

O segundo capítulo nos coloca na situação do conflito interior e no rumo que a série tomará. Já o terceiro, apresenta algumas fraquezas, inclinando-se mais para o típico shonen de equipe ao qual estamos tão acostumados, infelizmente. Se a série continuar seguindo a linha dos dois primeiros capítulos, estaremos diante de uma obra magnífica; por outro lado, se se transformar apenas em uma sucessão de casos de exorcismo enfrentando diferentes possessões, teremos algo que não cumpre inteiramente com suas promessas.

Kazue Kato, autora desta obra, tinha trinta e um anos quando lançou esse mangá, e já tinha debutado, aos 18 anos, com a obra Boku to Usagi publicada na revista Akamaru Jump da editora Shueisha, o que lhe rendeu o prestigioso Prêmio Tezuka para jovens talentos.

Quanto à edição da JBC, pouco há a acrescentar, segue o estilo de outros mangás conhecidos. Entretanto, há um pequeno inconveniente na edição: as páginas que na edição original eram a cores foram reproduzidas a preto e branco, perdendo parte do carácter espectacular da obra, especialmente neste caso em que Kazue Kato é uma especialista em cores digitais. Compreendo que isto se deva a uma forma de reduzir custos mas é uma pena que este trabalho se perca.

Até o próximo volume.

Blue Exorcist vol. 01

Blue Exorcist vol. 01
75 100 0 1
Nota: 7.5/10 Ótimo
Nota: 7.5/10 Ótimo
75/100
Total Score iÓtimo
Cadorno Teles
WRITTEN BY

Cadorno Teles

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *