Coincidências…

Quem se aventurar a ler as HQs mais antigas do Jack Cole (criador do Plastic Man) certamente encontrará curiosas semelhanças entre alguns personagens da Era de Ouro dos Quadrinhos e heróis mais recentes da Marvel. No início dos anos 40 Cole escreveu e desenhou histórias para um herói chamado Daredevil (criado por Jack Binder em…


Quem se aventurar a ler as HQs mais antigas do Jack Cole (criador do Plastic Man) certamente encontrará curiosas semelhanças entre alguns personagens da Era de Ouro dos Quadrinhos e heróis mais recentes da Marvel.

No início dos anos 40 Cole escreveu e desenhou histórias para um herói chamado Daredevil (criado por Jack Binder em 1940). No caso deste personagem, a única semelhança com o Daredevil da Marvel (criado por Stan Lee e Bill Everett em 1964) é mesmo o nome. Sua arma era um bumerangue, e nas primeiras histórias ele era mudo devido a um trauma de infância, mas essa característica logo foi abandonada. O Demolidor da Marvel era cego e usava um bastão…

Mais interessante era o Comet, provavelmente o primeiro herói a ser morto em serviço, em 1941. Entre outros poderes, Comet, criado por Cole em 1940, tinha raios desintegrantes que saíam de seus olhos permanentemente. Para bloquear e controlar os raios o herói precisava usar óculos especiais, como o X-Man Ciclope de Lee e Jack Kirby, criado em 1963.

O Comet de Jack Cole e Ciclope no traço de Jack Kirby

Já as semelhanças entre o Homem-Borracha (Plastic Man), criado por Cole em 1941, e o Sr. Fantástico criado em 1961 por Lee e Kirby, devem ser mais que coincidência, pois o personagem de Cole sempre foi muito popular, e seria difícil acreditar que Lee nunca tenha lido alguma de suas histórias.

De qualquer modo, essas semelhanças são apenas curiosidades, e em nada diminuem as qualidades dos personagens da Marvel, mas ressaltam a originalidade de alguns autores da Era de Ouro, que acabaram injustamente esquecidos.


2 respostas para “Coincidências…”

  1. É, chamar isso de coincidências é como chamar o Sol de vela tamanho gigante

  2. Quando eu era criança, um amigo tinha gibis com aventuras do Homem-Borracha (tenho a impressão de que eram da Ebal). Na época, achava que ele era era uma versão do Sr. Fantástico, ou ele com outra roupa.

    Outra lembrança: a Globo lançou recentemente um DVD com um apanhado de esquetes dos Trapalhões e em um deles o Didi está tentando escrever uma aventura de super-herói e aparecem vários deles para atrapalhar. O Homem-Borracha do Jack Cole era um deles.

Deixe um comentário