em

Coletânea reúne clássicos das HQs de crime

O editor Paul Gravett reuniu os mestres dos quadrinhos de crime na coletânea The Mammoth Book of BestCrime Comics. A seleção inclui nomes consagrados como Jack Kirby, Jack Cole, Will Eisner, Bill Everett, Carlos Sampayo e José Muñoz, e personagens clássicos como Spirit, Torpedo e Mike Hammer. Autores mais contemporâneos como Alan Moore e Neil Gaiman também comparecem com obras curtas e menos conhecidas.

O personagem que ganhou mais espaço na coletânea foi Secret Agent X-9. Com arte de Alex Raymond e roteiro do escritor Dashiell Hammett (autor de O Falcão Maltês), as tiras diárias foram originalmente publicadas em 1934. Não tem a qualidade de Flash Gordon, a obra-prima de Raymond, mas possui grande valor histórico.

Além de reunir ótimas HQs recentes e antigas, o livro também resgata autores essenciais, mas pouco conhecidos, como Bernie Krigstein e Johnny Craig, que renovaram o gênero na década de 1950.

Influenciado pelos pintores futuristas, Krigstein desenhava formas em movimento de um modo incomum. Seus traços eram expressivos e soltos. Sua criatividade e gosto pela experimentação também apareciam na diagramação das páginas, ora fracionadas em dezenas de quadros estreitos, ora mostrando apenas um ou dois quadros por página.

Craig foi um dos melhores artistas da EC Comics, desenhando HQs e criando artes para as capas. Trabalhou em títulos como The Crypt of Terror e Crime SuspenStories. Seus desenhos limpos e precisos contrastavam com os temas violentos das HQs que ilustrava.

  • Título: The Mammoth Book of Best Crime Comics
  • Editor: Paul Gravett
  • Editora: Running Press
  • Ano de Edição: 2008
  • 448 páginas

2 opinaram!

Deixe sua opinião!
    • Pelo que sei, não há previsão de lançamento no Brasil. Uma pena, pois é uma edição muito barata e conquistaria muitos leitores. O jeito é encomendar nas Comic Shops ou pela amazon.com

Deixe sua opinião