em , ,

Confira a programação da ComicCON RS 2015

Celebrando seus cinco anos de existência, a ComicCon RS, principal convenção de quadrinhos e cultura pop do Rio Grande do Sul, dessa vez acontece no Campus da Ulbra em Canoas, espaço amplo, moderno e capaz de abrigar diferentes atrações como painéis, debates, exposições, sessões de autógrafos, estandes, salas temáticas e um Artists Alley com mais de 50 artistas.

O evento realizado pela Produtora Multiverso acontece nos dias 22 e 23 de agosto prometendo surpreender fãs e superar suas edições anteriores.

Participará da feira, diretamente de Londres, o roteirista britânico Peter Milligan, conhecido por seu estilo controverso presente em títulos como Hellblazer e X-Force.

Neste ano o homenageado é Sidney Gusman com a Medalha Renato Canini por sua trajetória como jornalista, editor e mentor do projeto Graphic MSP. Por isso, receberá em peso boa parte dos artistas escolhidos por ele para a coleção de releituras das criações de Mauricio de Sousa. Marcam presença os irmãos mineiros Vitor e Lu Cafaggi com a sua versão da Turma da Mônica, o paulista Gustavo Duarte trazendo Chico Bento, a gaúcha Cris Peter para representar a sequência de Astronauta, a dupla Damasceno e Garrocho com a aventura de Bidu e o casal Paulo Crumbim e Cristina Eiko, com a recém-lançada graphic novel do Penadinho. Além disso, o evento conta com painéis sobre temas como Marvel e DC, adaptações para o cinema, igualdade de gêneros e etnias, quadrinhos independentes e mercado digital.

ccrs3Um grande achado são as artes de divulgação, em que vemos super heróis chegando aos pontos pitorescos do Rio Grande do Sul. Daí temos a Mulher-Maravilha posando ao lado da estátua do Laçador no traço do convidado Roger Medeiros, Super-Homen retratado pelo artista Gustavo Borges na praça da Alfândega, com direito a easter egg em referência ao homenageado Sidão, e o Lanterna Verde apresentado por Róger Goulart e Fernando Carvalho ainda mais próximo do destino, na famosa Praça do Avião, em Canoas.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos pela internet e nos pontos de venda com valores a partir de R$ 28. Em Porto Alegre estão à venda na Loja Jambô, rua Sarmento Leite, 627; na Tutatis Revistaria, Av. Assis Brasil, 650; no Beco Diagonal do Shopping Viva Open Mall, Av. Dr. Nilo Peçanha, 3229; e na Geek Stuff do Lindoia Shopping, Av. Assis Brasil, 3522. Em Canoas os pontos de venda são a Game House do Canoas Shopping, rua Guilherme Schell, 6750; Game House do Via Porcello, Av. Victor Barreto, 2584; e a Estação do Livro da Ulbra Canoas, Av. Farroupilha, 8001, prédio 16B, onde alunos da Ulbra compram com desconto apresentando carteirinha estudantil. Na hora os valores partem de R$ 30. Mais informações no site www.comicconrs.com.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Confira abaixo a progamação:

SÁBADO, 22 de agosto

Palco Multiverso

11h30min – Painel: Marvel Studios: O que esperar da fase 3? (Maressah Sampaio, Edson Gandolfi e Felipe Cagno)

12h15min – Painel: Quadrinistas gaúchos: HQs para todo o mundo (Letícia Pusti, Matheus Santolouco, Walter Pax, João Azeitona)

13 horas – Painel: Tormenta: O Desafio dos Deuses (Edh Müller, Leonel Caldela, Guilherme Svaldi e Tiago Raguze)

13h45min – Painel: Representação das etnias nas HQs (Cris Eiko, Rodolfo Santullo, Paulo Daniel Santos e Róger Goulart)

14h30min – Painel: Desafios da colorização (Cris Peter, Marcelo Maiolo e SulaMoon)

15h15min – Painel: Graphic MSP (Sidney Gusman, Cristina Eiko, Paulo Crumbim, Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi, Gustavo Duarte, Cris Peter, Luís Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno)

16h45min – Painel: Novidades dos eventos de Cultura Pop (Ivan Costa, Émerson Vasconcelos, Christopher Kastensmidt, Afonso Andrade)

17h30min – Premiação: Entrega Medalha Renato Canini

18h15min – Concurso: Desfile Cosplay HQ

19 horas – Painel: Roteiro para quadrinhos (S. Lobo, Vitor Cafaggi, Peter Milligan, Rodolfo Santullo e Christopher Kastensmidt)

Palco Mundo dos Super-Heróis

12h45min – Painel: Quadrinhos, Política e Liberdade de Expressão (Santiago, Ivo Lech e Jorge Uequed)

13h30min – Entrevista: Vitor e Lu Cafaggi

14h15min – Entrevista: Fábio Moon e Gabriel Bá

14h45min – Painel: O Mercado da Ilustração Digital (Roger Medeiros, Carolina Myllius e Ricardo Fujiwara)

15h15min – Painel: Editando quadrinhos no Brasil (Guilherme Kroll, Guilherme Svaldi e Artur Vecchi)

15h45min – Painel: Far South: uma conversa com os autores (Rodolfo Santullo e Leandro Fernandez)

16h30min – Painel: Doctor Who: A Era Capaldi (Integrantes do fã-clube Whovians RS)

17h15min – Entrevista: Gustavo Duarte

18h15min – Entrevista: Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

19 horas – Painel: Quadrinhos e a (Des)Igualdade de Gênero (Cris Peter, José Roberto Weingartner Jr., Guilherme Smee, SulaMoon, Louise Carvalho e Ana Koehler) 

DOMINGO, 23 de agosto

Palco Multiverso

11h30min – Painel: O processo de criação nos quadrinhos e a sua influência na literatura (Pedro Zimmerman, Fred Rubim, Duda Facão e Fabiano Denardin)

12h15min – Painel: Quadrinhos e Educação (Gelson Weschenfelder e Iuri Andreas Reblin)

13 horas – Painel: Vertigo: todas as etapas de produção de uma HQ do selo – caso The Names (Cris Peter, Peter Milligan e Leandro Fernandez)

13h45min – Painel: Diferenças entre publicação independente e publicação por editora (Fábio Moon, Gabriel Bá e Gustavo Duarte)

14h30min – Homenagem: Sidney Gusman

15h30min – Concurso: Desfile Cosplay Infantil

16 horas – Entrevista: Peter Milligan

16h45min – Painel: DC Comics 80 anos (Daniel HDR, Rogê Antonio, Rafael Albuquerque, Ig Guara, Peter Milligan e Marcelo Maiolo)

18h15min – Concurso: Desfile Cosplay

19 horas – Painel: Batman: de Adam West a Ben Affleck (Rogê Antônio, Émerson Vasconcelos, Pablo Sarmento e Edson Gandolfi)

Palco Mundo dos Super-Heróis

12h15min – Entrevista: Ig Guara

12h45min – Painel: A Ascenção do Steampunk (A.Z. Cordenonsi e Eneias Tavares)

13h15min – Entrevista: Gustavo Borges

14 horas – Painel: Informação Sobre HQs no Meio Digital (Sérgio Vinicius, Guilherme Smee, Fabiano Silveira, Pablo Sarmento e Louise Carvalho)

15 horas – Entrevista: Marcelo Maiolo

15h30min – Concurso: Desfile Cosplay Doctor Who

16 horas – Painel: Star Wars – O Despertar da Força (Edson Gandolfi, Maressah Sampaio)

16h30min – Entrevista: Cristina Eiko e Paulo Crumbim

17h15min – Painel: As Infinitas Possibilidades do Quadrinho Digital (Émerson Vasconcelos e Fabiano Denardin)

18h15min – Painel: Projetos de sucesso no Cartase – casos Pétalas e 31 Fast Comics (Cris Peter, Gustavo Borges e Felipe Cagno)

Participe com sua opinião!