em ,

Conheça fatos e curiosidades sobre o Pantera Negra

Saído da caneta de Stan Lee e Jack Kirby em meio ao fervor da luta dos negros por direitos civis nos EUA, o Pantera Negra foi o primeiro super-herói afro dos quadrinhos mainstream. Ele não é somente africano. É rei! Nos cinemas ele não teve pioneirismo. O primeiro herói negro das HQs a ganhar um filme solo foi Blade, em 1998. Inclusive foi quem abriu as portas para a atual leva de adaptações de HQs para o cinema. Mas “Pantera Negra”, que chega aos cinemas nessa quinta-feira de ressaca de carnaval no Brasil, traz consigo um forte simbolismo. No entanto, não é um super-herói muito conhecido. Pelo menos não tanto como Thor, Hulk, Homem-Aranha e Homem de Ferro. Por isso, já no aquecimento para o lançamento da semana, vamos contar algumas coisas que você precisa saber sobre o personagem.

Não é referência aos Panteras Negras

Ao contrário do que alguns pensam, o personagem não foi inspirado no movimento radical negro americano dos anos 60. O herói foi criado em 1966, poucos meses dos Black Panthers.

Primeira aparição as HQs

Foi junto ao Quarteto Fantástico que se deu o debut do personagem. Precisamente na Fantastic Four #52.

O Manto

O posto é hereitário. Mas para se tornar rei de Wankanda e ser digno de usar o uniforme de Pantera Negra é preciso um duro treinamento que leva anos. T’Challa treinou acrobacia, artes marciais e ginástica para adquirir níveis olímpicos de agilidade, rapidez e força. Além disso, possui habilidades de um exímio caçador, além de conhecimentos científicos. Tudo isso é potencializado por esse uniforme feito de Vibranium, matéria prima rara encontrada no reino.

O Reino de Wakanda

Fica localizado na África não foi explorado pelos europeus graças ao Vibranium, matéria prima rara responsável pelos poderes do uniforme do Pantera e também pelo incrível desenvolvimento tecnológico da nação governada por T’Challa.

As guardas do rei

T’Challa tem como guarda real um time de guerreiras invencíveis, as Dora Milaje (ou As Adoradas). São mulheres que usam suas cabeças raspadas, possuem incríveis habilidades em artes marciais e são selecionadas em diferentes setores políticos de Wakanda. Apareceram pela primeira vez em Black Panther Vol. 3 #1, em 1998. Ganharam popularidade entre os leitores e houve até um supergrupo formado por elas liderado por T’Challa, The Mighty Angels.

Primeira aparição no audiovisual

A primeira vez que o personagem surgiu fora das páginas dos quadrinhos foi na série animada do Quarteto Fantástico da Fox, em 1994. Fez aparições em Avengers: Earth’s Mightiest Heroes e teve até sua própria animação, em que era dublado por Djimon Honsou. Aparece também aparece no episódio 29 da série de anime japonês Marvel Disk Wars: The Avengers, dublado por Mahito Ōba.

Casamento com a Tempestade

A X-Men e o rei de Wakanda se casaram em uma grande cerimônia no reino africano testemunhada por vários heróis Marvel. A união chegou ao fim quando Namor invadiu Wakanda. T’Challa achou que não poderia combinar com perfeição as funções de marido e de governante.

Tecnologia para exportação

O jato em que Tony Stark viaja nos filmes não é fabricado pelas indústrias Stark ou pela S.H.I.E.L.D. É tecnologia de Wakanda, supervisionada pelo próprio T’Challa.

Presença em supergrupos

O Pantera Negra esteve em praticamente todos os supergrupos da Marvel. Já foi membro honorário dos X-Men – por causa de seu casamento com Tempestade – esteve nos Defensores e Quarteto Fantástico, substituindo junto com Tempestade Sue e Reese.

Sua irmã já usou o traje

T’Challa ficou em coma após um embate com Dr. Destino. Enquanto ele se recuperava, sua irmã, Shuri, que também teve treinamento de Pantera Negra, assumiu o manto. E desde então ela o usa em algumas ocasiões.

Cesar Monteiro

Publicado por Cesar Monteiro

Um viciado em cultura pop que adora compartilhar seu vício com o maior número de pessoas possível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários