Conheça os livros teóricos indicados ao Troféu HQMIX 2020

A Categoria Livro Teórico do Troféu HQMIX é destinada a premiar livros que façam estudos sobre quadrinhos e humor gráfico, assim como biografias de quadrinistas e outros relacionados a esses temas.

A cerimônia de entrega será dia 12 de dezembro, os troféus desde ano homenagearão Radical Chic, personagem criada pelo cartunista Miguel Paiva.

Abaixo, conheça um pouco de cada um dos indicados.

CATALOGO HQ BRASIL por BIENAL DE QUADRINHOS CURITIBA

61870123 2588637984494243 9205599934630330368 o
O catálogo HQ Brasil é um livro que pega o que há de mais relevante na produção contemporânea de quadrinhos no país. Foi editado pelo tradutor, pesquisador e crítico Érico Assis, a convite da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e da Embaixada do Brasil em Portugal.

O Catálogo destaca 70 obras ou projetos do quadrinho nacional dos últimos dez anos, tendo como critério mostrar representatividade regional e de gênero e temas nacionais e da cultura brasileira. Está disponível para baixar neste link.

COMO ESCREVER TIRINHAS DE QUADRINHOS?- UM PEQUENO MANUAL DE ROTEIRO E STORYTELLING por RAFAEL DUARTE OLIVEIRA VENANCIO

tirinhas fotoRDOV 640x336 1

Como o nome já diz, Como escrever Tirinhas de Quadrinhos (…), é um livro que ensina como construir, a partir de uma noção de roteiro, tirinhas de quadrinhos.

O autor é um pesquisador da área de Narratologia, professor universitário (UFU), onde carrega neste livro uma perspectiva mais ampla, utilizando a noção de storytelling para ensinar a feitura de roteiro.

EDUCANDO NA REPÚBLICA – CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DA REVISTA -ILLUSTRADA por THIAGO MODENESI

antifacismo 2
Em “Educando na República”, o professor Thiago Modenesi revisita a “Revista Illustrada” e suas charges, cartuns e histórias em quadrinhos.

Aqui a publicação é dissecada, estudada na ausência do seu fundador Angelo Agostini, com o olhar focado em como se deu o início da República do Brasil, pesquisando de que maneira este processo foi retratado na publicação.

GRANDE ALMANAQUE DE SUPER-HERÓIS BRASILEIROS por FRANCO DE ROSA

Captura de Tela 2019 09 01 às 15.27.36
A obra reúne ilustrações e curiosidades sobre mais de 200 heróis nacionais criados para revistas em quadrinhos, filmes, séries, tirinhas de jornais e até programas de televisão.

Publicada pela Chiaroscuro Studios, com textos e a pesquisa do quadrinista e editor Franco de Rosa.

MULHERES & QUADRINHOS por DANI MARINO e LALUÑA MACHADO

91PUckDYyhL
As pesquisadoras e organizadoras trazem em mais de 500 páginas e quase 100 mulheres envolvidas, textos e quadrinhos e mostra a força feminina em uma área que era considerada como “coisa de menino”. Link para baixar.

MULHERES QUADRINISTAS – NO CEARÁ TEM DISSO SIM por JEANNI CORDEIRO BARROS

61Iwgc4sboL
Livro que apresentam algumas mulheres artistas do estado do Ceará, que se dedicam, com muito talento, à produção de histórias em quadrinhos.

Da capital ao sul do estado, passando pela região do Cariri, várias dessas quadrinistas vêm desenvolvendo trabalhos impressos, digitais, pesquisas acadêmicas, além de organizar eventos importantes para falar sobre o assunto.

A autora é licenciada em Artes Visuais (Universidade Estadual do Cariri) cujo trabalho de conclusão de curso é a base do livro.

O ESTATUTO DAS BELAS-ARTES NOS QUADRINHOS por GAZY ANDRAUS

belas artes hq
O livro de Gazy Andraus reúne três artigos apresentados nas Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da USP, que defendem a valorização das Histórias em Quadrinhos como estatuto de arte.

Embora o reconhecimento dos quadrinhos no país esteja melhor que em décadas passadas, o autor considera que ainda há a noção errônea de que a chamada Nona Arte dirige-se apenas aos públicos infantil e juvenil, e que não chegaria a ser “arte”.

O JUSTICEIRO DE GARTH ENNIS E O MUNDO COMO GRAPHIC NOVEL por ALBERTO PESSOA

ojusticeiro
Um artigo que analisa a construção do anti-herói, Justiceiro, reconfigurado pelo autor Garth Ennis e seu reflexo no cotidiano e no imaginário da sociedade contemporânea.

Com base nos conceitos de Garth Ennis, Gerry Conway e Steven Grant, o estudo aborda as marcas de discurso da graphic novel, a reconfiguração do personagem e sua relevância, a contemporaneidade da obra e a reverberação no imaginário e cotidiano dos receptores desse tipo de obra.

SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DA CARATINGA – 15 ANOS por EDRA (ELCIO DANILO RUSSO AMORIM)

66505014 2242469859172273 1563189180291350528 n

Livro que trata do Salão de Humor de Caratinga, que em 2019 chegou a sua 15ª edição, organizado pelo cartunista Edra.

O evento conta de uma exposição competitiva de charges, cartuns, caricaturas, além de exposições paralelas de artistas que começaram sua trajetória no evento e, hoje, são premiados e reconhecidos mundialmente.

TIRAS PAULISTAS 1963-1968 por LUIGI ROCCO

tiras paulistas
Livro do pesquisador e especialista em quadrinhos Luigi Rocco, conta a história das tiras diárias brasileiras publicadas nos jornais A Nação, Diário Popular e Diário de S.Paulo no período de cinco anos na década de 1960.

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.