Dan DiDio, editor-chefe da editora DC Comics, esteve respondendo a perguntas de fãs mais uma vez neste final de semana, pelo site Newsarama. Alguns pontos interessantes foram tocados no bate-papo, principalmente no que diz respeito a morte e ressurreições de personagens.
Caso você, leitor, ainda não saiba, Bart Allen (Kid Flash) e Conner Kent (Superboy) estão de volta à vida, sendo que ambas as ressurreições aconteceram em Legion of 3 Worlds #4, lançada há algumas semanas lá fora. Já está claro para qualquer leitor de quadrinhos, independente da editora favorita que ele acompanha, a absurda quantidade de ressurreições que ocorreram na editora nos últimos 5 anos, tais como Jason Todd, Hal Jordan, Barry Allen, Gelo etc.
Ele começou comentando este fato dizendo que mortes e ressurreições sempre fizeram parte dos quadrinhos, desde a década de 1950, o que de fato é verdade, mas o que acontece atualmente é que a coisa toda foi banalizada de uma forma que desanima o leitor. No ponto de vista dele, mortes e ressurreições são apenas um conjunto de ferramentas que, eventualmente, se usa para contar uma história numa mídia como os quadrinhos.
A parte boa desse papo todo de editor é que, com Blackest Night chegando, o editor comentou que este fator não deverá ser usado por um bom tempo, mas logo foi colocado na berlinda novamente: o entrevistador lhe perguntou se, então, os leitores podem esperar que, a partir de agora, “morto é morto”. DiDio ficou um tanto desconcertado, e acabou por dizer que isso durará até o momento em que acharem que isso deve ser usado novamente, ou então quando um novo autor aparecer com alguma idéia interessante que envolva ressurreições.
Particularmente, acredito que ressurreições já chegaram no limite, ainda mais na DC Comics – o que é um absurdo, já que era a Marvel que tinha esse terrível hábito. Blackest Night é a maior desculpa para se trazer mortos de volta – talvez isso não tire o brilho da série que promete ser interessante, mas mesmo assim, que essa seja a pedra final nesta história por muito tempo. A maior prova de que isso é um erro, é ver gente como Barry Allen e Jason Todd sem lugares definidos numa cronologia tão bagunçada.
Para quem tiver interesse, Superboy irá estrelar Adventure Comics, a partir de agosto, e Bart Allen já está aparecendo em Flash: Rebirth. Ambos logo devem voltar aos Titãs.