Quando aquele meteoro gigante se chocou com a Terra tenho certeza que muitos dinossauros malandrões pensaram que iam se beneficiar do apocalipse disfarçando suas mandíbulas de cavernas e as oferendo como abrigo para pequenas criaturas.
Pois a Diamond, maior distribuidora de quadrinhos da América do Norte, acredita que também pode escapar da revolução digital do mercado de quadrinhos simplesmente com uma idéia tão inteligente quanto a dos queridos dinossauros. Para não ficar de fora de bocada (péssimo trocadilho), a estratégia preparada pela distribuidora é vender quadrinhos digitais nas lojas especializadas em quadrinhos. Por apenas US$ 1,99 o consumidor poderá adquirir um papel com um código e baixar depois a edição escolhida, ou então ao comprar sua edição de papel você adiciona US$ 0,99 para poder baixar a mesma edição no formato digital. Simplesmente genial, não?
Não! Essa é a idéia mais idiota entre todas as tentativas de levar os quadrinhos para o meio digital na última década, e olha que já a indústria já lançou até coleções inúteis em DVD com quadrinhos em baixa qualidade. Se você possui um iPad ou tablet Android e pode comprar seus quadrinhos com um clique, por que desejaria ter que ir até uma loja e comprar um papel com um código -correndo riscos desnecessários – apenas para baixar a mesma edição vendida diretamente pelas editoras? Alguém?
Como diria o querido André Dahmer, a simples verdade é que a Diamond é apenas uma atravessadora de pouca utilidade no mercado futuro. Assim, ao ver um meteoro gigante colidir com seu mundo, adota a estratégia mais confortável esperando continuar com sua boa vida no lugar de tentar uma solução verdadeiramente criativa.
Não podemos dizer que iremos sentir falta dessa gente (lembre-se que já vimos isso antes).
Toda a lógica de venda de conteúdo mudou com a internet. Mas quem liderava o mercado não quer largar o osso, e podem estar perdendo a chance de se manterem no topo.
Até agora, apenas a imprensa, em muitos casos apenas parcialmente, busca acompanhar esta mudança.