A diferença entre putaria e arte

Muito tempo atrás, após receber uma encomendas de HQs de uma famosa loja virtual, decidi fazer a minha longa trajetória do trabalho / casa enquanto folheava essas compras. No meio dessas obras estavam um trabalho do italiano Milo Manara (mas especificamente “Clic”, da Conrad). Pois bem, uma curiosa senhora que quis olhar o que eu…


coluna-falando-em-baloes
Muito tempo atrás, após receber uma encomendas de HQs de uma famosa loja virtual, decidi fazer a minha longa trajetória do trabalho / casa enquanto folheava essas compras. No meio dessas obras estavam um trabalho do italiano Milo Manara (mas especificamente “Clic”, da Conrad). Pois bem, uma curiosa senhora que quis olhar o que eu lia atrás de mim não gostou nem um pouco do que tinha em mãos. Me chamou de tarado, pervertido e disse que “puta era mais barato”.
Desci do ônibus constrangido (mas confesso que xinguei “um pouquinho” de volta) me perguntando como eu podia ter passado por aquela situação com um trabalho de um cara premiado, considerado como Mestre por qualquer cu d’água que lê quadrinhos. Como aquilo poderia ter sido considerado uma baixaria tão forte para aquela mulher?
Bem – para início de conversa – entramos em duas questões. Primeiro, ela não devia ter olhado para o colo dos outros. Bem feito para ela! Segundo, que é a questão mais delicada… O contexto. Se eu virar para alguém e falar: “então pensei na seguinte história. Uma mulher odeia sexo, mas um malandro faz um controle remoto da sacanagem e toda vez que liga, ela fica maluquinha para dar uns ‘fócks’”. Essa pessoa me responderia: “É para Brazzers ou Brasileirinhas?”. Mas “Clic” é muito mais do que isso. Possui toda uma crítica social no meio. Aliás, isso é algo que Manara trabalha em outras obras, não apenas nesta quadrilogia.
milo-manara-clic-1
Seu traço e narrativa dispensam comentários. E outro detalhe: ele tá nessa desde os anos 70. O próprio “Clic” é 1982! Falaí quantas HQs você consegue ler com 32 anos de vida? É difícil! E ela em nenhum momento parece ter ficado velha.
Além disso, lá na Europa trabalhos eróticos ganham esse ar. Faz parte de sua cultura. Junto com ele existem outros nomes como Paolo Serpieri e Guido Crepax. Dois artistas também fenomenais, cada um ao seu estilo.
Se o trabalho é sobre pepecas ou sobre super-heróis, não faz diferença para Manara. Quando ele esteve no Brasil, durante o primeiro (e já finado) Rio Comicon, pude trocar 3 palavras com ele. Perguntei qual era a diferença entre desenhar X-Men, com roteiro do Chris Claremont, para seus trabalhos autorais e eróticos. Sua resposta? “Nenhuma! É o mesmo trabalho”.
No Brasil, nós também temos um cultuado quadrinista erótico… Mas seu contexto diferente. Carlos Zéfiro, com seus Catecismos, foi um ícone para nossos pais e avôs nas décadas de 50 a 70. Vendidos (e pirateados) de forma independente (e ilegal), suas histórias não possuíam nenhuma crítica a sociedade e seu traço mal poderia trabalhar em detalhes devido ao pequeno tamanho do papel. Entre suas obras está, por exemplo, a infame “A Gaguinha”. Nela, uma mulher que sofre de gagueira começa a melhorar sua fala durante o sexo anal, soltando inclusive a frase: “mete mais… Quero ficar curada de uma vez”. Se sexo anal cura gagueira, ainda não temos uma resposta cientifica para isso. Mesmo assim, seu trabalho hoje é lançado de forma luxuosa em livrarias brasileiras e serviu como foco para muitos historiadores sobre quadrinhos. Sendo assim, os trabalhos de Zéfiro também podem ser consideradas arte pela sua representação história.
No final, tudo isso é arte, sim! Claro! Só que aprendi que nem toda arte pode ser apreciada em público.
Bolero-Milo-Manara


27 respostas para “A diferença entre putaria e arte”

  1. Avatar de Nicolau Fúria
    Nicolau Fúria

    Nossa, mais um post ofensivo e sexista. Onde vamos parar?

    1. Avatar de homem_animal
      homem_animal

      Cultura do ódio, caro amigo, isso define bem as ideias colocadas aqui. Lamentável.

    2. Avatar de Homem Maravilha da Era de Ouro
      Homem Maravilha da Era de Ouro

      Vamos parar….. ATRAIZZZZZ DI VOSHEAAAAMMMMMM !!!!!!!!

  2. Avatar de 007_Agnaldo_Timotheo_Dalton
    007_Agnaldo_Timotheo_Dalton

    Excelentíssimo Dr. Norberto, o cachorro do Ultra te mandou lembranças.
    OBS: ele falou que a relação é consentida.

  3. Avatar de Delegado Porco RIP Chaves
    Delegado Porco RIP Chaves

    Aqui que está rolando putaria?

    1. Avatar de Haul Giordan
      Haul Giordan

      PU-TA-RI-A-PU-TA-RI-A

  4. Pior é que a senhora do ônibus tem razão, uma GP tá mais em conta do que algumas HQs dessas

    1. Avatar de Morcelli Reverso
      Morcelli Reverso

      Se for da Devir, é certo.

  5. Avatar de Slag, o desnecessauron
    Slag, o desnecessauron

    Pelo ritmo das postagens, agora sabemos pq vc é ex-redator de tantos blogs, né?

    1. Avatar de Salvador Camino
      Salvador Camino

      Você realmente se acha engraçado?

      1. Avatar de Slag, o desnecessauron
        Slag, o desnecessauron

        Eu falei que me achava engraçado? Sugiro que vc lave seus ouvidinhos com sabão. No caso, procure o MOBRAL mais perto de sua casa.
        Ou ficou ofendidinha? Aperte aquele X no canto superior direito.

      2. Avatar de Morcelli Reverso
        Morcelli Reverso

        Eu acho.

    2. Avatar de Delegado Porco RIP Chaves
      Delegado Porco RIP Chaves

      Voce foi banido do Mel Hores Domundo?

      1. Avatar de Slag, o desnecessauron
        Slag, o desnecessauron

        Pior que eu achei que seria banido mais por escrever que o Porco gostava das she-gays do que críticas ao Omelete.

        1. Avatar de Delegado Porco RIP Chaves
          Delegado Porco RIP Chaves

          Que pena! Essa é a era dos Chégas 🙁
          Mas faz parte, cria um fake e volta

          1. Avatar de Slag, o desnecessauron
            Slag, o desnecessauron

            Ah, mas não fui banido não. Pelo menos ainda.hehehe
            Mas é a era dos Chégas mesmo.

            0
    1. Avatar de Barbosa, Barbosa
      Barbosa, Barbosa

      ORGULHO? ORGULHO?

  6. Avatar de Ultra BadeRnista
    Ultra BadeRnista

    ESSA SENHORA CURIOSA TINHA UMA VOZ ROUCA!?

    1. MANDA O PEQUENO CÍCERO EM CIMA DELA!

      1. Avatar de Ultra BadeRnista
        Ultra BadeRnista

        ELE VAI GRITAR PRA ELA PARA DE TOLHIR A LIBERDADE DE LEITURA DO DOUTOR NORBERTO!

        1. DEIXA ELE LER AS PUTARIAS DE DESENHO NO ÔNIBUS, SENHORA!

  7. Avatar de Morcelli Reverso
    Morcelli Reverso

    O que aprendemos hoje, amiguinhos?

    1. Avatar de Barbosa, Barbosa
      Barbosa, Barbosa

      AMIGUINHOS? AMIGUINHOS?

  8. Avatar de Barbosa, Barbosa
    Barbosa, Barbosa

    DOUTOR BERNARDO NÃO ENTENDE DE ARTE MUITO MENOS DE PUTARIA, DOUTOR BERNARDO NÃO ENTENDE DE ARTE MUITO MENOS DE PUTARIA

  9. Avatar de Barbosa, Barbosa
    Barbosa, Barbosa

    FALANDO EM BALÕES LEMBREI DA SUA MÃE, FALANDO EM BALÕES LEMBREI DA SUA MÃE

  10. Avatar de Slag, o desnecessauron
    Slag, o desnecessauron

    Pessoal do teu ex-blog desbloqueou um cara que tu tinha bloqueado. Tá com moral, hein, Coxinha? HUAHUAHUAHUAHUAHUA

Deixe um comentário